O número de vítimas mortais provocadas pelos fortes sismos que atingiram a Venezuela subiu para 929, segundo o mais recente balanço divulgado pelas autoridades venezuelanas.
A atualização confirma o agravamento da dimensão da catástrofe, numa altura em que as equipas de emergência continuam mobilizadas nas operações de busca e resgate, procurando sobreviventes entre os escombros de edifícios destruídos e prestando assistência às populações afetadas.
Além do elevado número de mortos, milhares de pessoas permanecem desalojadas e várias infraestruturas essenciais sofreram danos significativos, dificultando o acesso aos locais mais atingidos e a distribuição de ajuda humanitária.
As autoridades admitem que o número de vítimas poderá continuar a aumentar nas próximas horas e dias, à medida que prosseguem os trabalhos de remoção de escombros e identificação das vítimas.
Entre os mortos encontram-se também portugueses e lusodescendentes. O Governo português confirmou anteriormente a morte de 15 elementos da comunidade portuguesa residente na Venezuela, mantendo o acompanhamento da situação através da rede diplomática e consular.
A comunidade internacional continua a mobilizar apoio para responder à emergência humanitária, numa das mais graves catástrofes naturais registadas na Venezuela nos últimos anos.


