O actual presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, concorre a um último mandato autárquico para manter a maioria PSD para apostar no reforço do ensino superior.
“Temos que nos empenhar, trabalhar para ter o melhor resultando, mantendo a maioria no executivo municipal para apostar num dos principais objectivos do próximo mandato que passa por reforçar o ensino superior em Arcos de Valdevez”, afirmou João Manuel Esteves esta terça-feira, citado pela Lusa.
O concelho de Arcos de Valdevez é governado pelo PSD desde as primeiras eleições autárquicas de 1976.
Para João Manuel Esteves, que em Setembro completa 53 anos, a aposta na educação é uma prioridade “por ser fundamental para o desenvolvimento do concelho”, sendo “um dos principais objectivos intensificar as parceiras para reforçar o ensino superior”.
“Vamos agora iniciar um curso de técnico superior em mecânica automóvel e já são leccionadas aulas de engenharia mecânica, mas queremos mais. Quanto mais qualificada estiver a população, mais empresas e emprego qualificado será criado o que se traduzirá em mais rendimento para os trabalhadores”, afirmou.
O candidato do PSD, licenciado em matemática e ciências da computação, pela Universidade do Minho, e com mestrado em gestão de empresas, pela Universidade do Porto, realçou ainda a necessidade “de concluir o trabalho iniciado com a remodelação de toda a rede escolar”.
“Temos escolas reconhecidas pelo primeiro-ministro como das melhores do país, mas queremos reforçar a acção social escolar, intensificar a atribuição bolsas estudos, entre outras medidas”, reforçou.
João Manuel Esteves apontou ainda “a criação emprego, com a expansão dos Parques Empresariais de Padreiro e de Paçô, com a criação de 16 novos lotes de forma a acolher mais empresas, a continuidade dos programas de apoio ao comércio local e às empresas do sector da agro-pecuária”.
“Temos programas de incentivo à actividade empresarial, desde isenções, reduções de taxas e impostos municipais para ajudar atrair empresas e a fixar população no concelho”, destacou.
O candidato do PSD quer ver Arcos de Valdevez “dar um salto na inovação empresarial, através do Centro de Interface Tecnológico Industrial (CITIN), com sede na In.Cubo”, que tem como missão ajudar as empresas transformadoras na inovação”.
A In.Cubo, na freguesia de Guilhadeses, foi criada em 2007. A incubadora de iniciativas empresariais é participada pela Câmara de Arcos de Valdevez, pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e pela Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho (ACIBTM).
“Com este novo centro queremos oferecer novos serviços às empresas para que elas se instalem em Arcos de Valdevez”, frisou.
Na cultura e no desporto, João Manuel Esteves disse pretender “consolidar a rede brutal de equipamentos que o concelho dispõe e criar uma plataforma de promoção da eco cidadania” e “expandir os programas turísticos para outras áreas do concelho, reforçando a promoção do património natural e construído do concelho”.
João Manuel Esteves sucedeu, em 2013, a Francisco Araújo, que durante 20 anos liderou o concelho.
Além do candidato do PSD, concorrem às eleições autárquicas João Braga Simões pelo PS, Romão Araújo pela CDU, Fernando Fonseca pelo CDS-PP e Alexandre Gonçalves Fernandes pelo Chega.
Nas autárquicas de 2017, o PSD conquistou 67,81% dos votos e seis mandatos, o PS conseguiu 17,68% dos votos e um mandato autárquico. O CDS-PP 5,62% e o PCP 3,86% dos votos.