A Sociedade Ponto Verde (SPV), em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas, lançou os primeiros “Cabazes Sustentáveis”, que vão ser doados, a partir desta semana, a 250 famílias carenciadas nesta época natalícia.
Para além da vertente solidária, esta iniciativa reflecte sobre a missão da Sociedade Ponto Verde, pondo em prática a «evolução das embalagens e a respectiva reciclagem para uma economia mais circular».
Estes cabazes são compostos, exclusivamente, por produtos alimentares, de higiene e limpeza e as suas embalagens traduzem os princípios do “ecodesgin”, ao mesmo tempo que possuem «características que tornam estas inovadoras embalagens mais amigas do Ambiente».
Ana Isabel Morais, CEO da SPV, referiu que esta iniciativa procura «incentivar o consumidor a saber optar, de forma consciente, por estas soluções da embalagem ainda no momento da compra», para, posteriormente, combinar esse momento com a «correcta separação» aquando da sua reciclagem.
Para Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas, esta causa «procura contribuir para um Natal mais solidário de famílias apoiadas pelas Misericórdias», ao mesmo tempo que marca posição na «sustentabilidade ambiental ao promover comportamentos que incentivem à construção de uma sociedade mais inclusiva, fraterna e amiga do ambiente».
Nestes cabazes vai ser possível encontrar bens alimentares como «garrafas de água e azeite, embalagens de arroz e sumo, latas de refrigerante, pacotes de leite, natas e farinha», e ainda produtos de higiene pessoal, como «shampoos ou pastas dentífricas, e produtos de limpeza geral da casa ou da roupa».
A CEO da Sociedade Ponto Verde afirmou ainda que este desafio foi lançado às marcas parceiras e que estas «prontamente disponibilizaram os seus produtos para esta acção de sensibilização», destacando ainda que nesta época «tão especial como é o Natal, todos os gestos contam».
Os Cabazes Sustentáveis Solidários são constituídos por produtos de vários parceiros da cadeia de valor da Sociedade Ponto Verde, nomeadamente: “Água do Fastio”, “Auchan”, “Coca-Cola European Partners Portugal”, “Colgate Palmolive”, “Dia Portugal Supermercados”, “Heío, Henkel Ibérica Portugal”, “Intermarché”, “L’Oreal”, “Lactogal”, “Lusitana”, “Modelo Continente”, “Mondelez”, “Nestlé”, “Nova Arroz”, “Novadelta”, “Parmalat”, “Procter & Gamble”, “Reckitt Benckiser”, “Sociedade Central De Cervejas e Bebidas”, “Schweppes”, “Sogrape Vinhos”, “Sovena”, “Sumol+Compal Marcas”, “Super Bock Group” e “Wearebond”.