Cinco alunos do Colégio La Salle, em Barcelos, receberam esta sexta-feira formalmente a menção honrosa na décima edição do Projecto MEDEA, uma iniciativa promovida pela Sociedade Portuguesa de Física e pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
O prémio é destinado a promover o conhecimento da física junto dos jovens portugueses e da sociedade em geral. Os premiados tiveram a oportunidade de apresentar o trabalho à comunidade escolar, às suas famílias e amigos presentes.
A cerimónia decorreu no Colégio La Salle e contou com a presença da vice-presidente do município, Armandina Saleiro, do presidente da Junta de Freguesia de Barcelinhos, José Peixoto, de representantes da Sociedade Portuguesa de Física e da REN.
Com a coordenação do professor José Roque, os alunos Inês Oliveira, Eva Rosmaninho, Diogo Ferreira da Cruz, Luana Brito e Joana Cardoso, a frequentar o 10,º ano no Colégio La Salle, realizaram um trabalho científico com o objectivo de medir as radiações electromagnéticas emitidas por aparelhos utilizados no quotidiano e as suas implicações para a saúde.
Durante a pesquisa da equipa, denominada de Magnels, foram efectuadas medições em aparelhos do dia-a-dia, como computadores portáteis e máquinas de lavar, e junto a linhas de transporte de energia.
Segundo o site desta equipa de alunos (https://magnels.webnode.pt/) o trabalho permitiu concluir que os campos electromagnéticos estão no intervalo permitido por lei, isto é, não ultrapassam os limites definidos pelas ICNIRP – Comissão Internacional para a Protecção das Radiações Não Ionizantes.
Na décima edição do MEDEA, foi atribuído o primeiro prémio à equipa Novelãos Team, da Escola Básica e Secundária da Povoação, nos Açores, e uma outra menção honrosa à equipa do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Santa Iria.