O Space Festival está de volta ao concelho de Caminha nos dias 9 e 10 de Novembro, com espectáculos a repartir-se pelas duas vilas, Caminha e Vila Praia de Âncora. Os palcos são o Valadares – Teatro Municipal de Caminha e Biblioteca Municipal de Caminha, assim como o Auditório Municipal Ramos Pereira e Hotel Meira, ambos em Vila Praia de Âncora. A entrada é livre.
Cine-Música – Space Ensemble & A.M.Fernandes Fão V.P. Âncora, no Auditório Municipal Ramos Pereira, em Vila Praia de Âncora, abre os dois dias de Festival.
O Space Festival define-se como um “festival itinerante” que continua a apostar “no encontro entre artistas, espaços e públicos improváveis, estimulando a coesão territorial na apresentação e fruição de espectáculos no âmbito da música experimental e improvisada (…) foca-se na promoção e circulação de projectos portugueses, contudo esta edição traz alguns nomes internacionais, dois dos quais vão passar por Caminha”.
No dia 9 de Novembro, às 16h00, o Auditório Municipal Ramos Pereira, em Vila Praia de Âncora, vai acolher o espectáculo ‘Cine-música’, preparado pelo Space Ensemble em colaboração com cerca de 30 alunos da Academia de Música Fernandes Fão de Vila Praia de Âncora.
Segundo a organização, “será um momento inédito que mostra o resultado de uma residência desenvolvida durante o mês de Outubro, em que os jovens da Academia foram introduzidos a técnicas de improvisação livre e dirigida, aprendendo a musicar filmes ao vivo”.
Às 21h30, a programação continua no Valadares, Teatro Municipal de Caminha, com o concerto de OTTO, “trio francês de percussão que se foca no uso do instrumento búlgaro Tapan, complementado com percussões metálicas (gongo e pratos)”.
A 10 de Novembro, o terraço do Hotel Meira, em Vila Praia de Âncora, acolhe o concerto de Camille Emaille às 11h30, em que uma das percussionistas de OTTO se apresentará também a solo.
À tarde, o festival desloca-se para o Centro Histórico de Caminha, com a conversa “Cultura e Territórios – Novos centros para a exploração musical”, na Biblioteca Municipal, às 15h00, seguida pelo concerto “PHONOSPERMIA”, ali ao lado, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha, às 16h30, uma produção da Sonoscopia, assinada por Clara Saleiro, Angélica Salvi, Gustavo Costa, Henrique Fernandes e Tiago Ângelo.
O Space Festival é organizado pela Associação Cultural Rock‘n’Cave em parceria com o Space Ensemble, contando com o apoio da Direcção-Geral das Artes e com a parceria do CITEMOR e dos Municípios de Montemor-o-Velho, Castelo de Paiva, Mondim de Basto, Paredes de Coura, Arcos de Valdevez e Caminha.
ovilaverdense@gmail.com