REGIÃO

REGIÃO -

STAL exige em Carta Aberta às autarquias resolução “urgente” dos problemas dos trabalhadores da Braval

TÓPICOS

TÓPICOS

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) endereçou uma Carta Aberta aos presidentes dos municípios de Braga, Vila Verde, Terras de Bouro, Amares, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso a exigir que “assumam as suas responsabilidades, enquanto únicos accionistas” da empresa de valorização e tratamento de resíduos sólidos – Braval.

O sindicato responsabiliza também os autarcas pela greve de 24 horas que os trabalhadores realizam no dia 1 de Agosto, por mais direitos e melhores salários.

“A decisão de avançar para a greve é a resposta dos trabalhadores ao inaceitável  comportamento do Conselho de Administração da empresa (nomeado pelos municípios),  que, além de não cumprir cabalmente o que ficou estabelecido no Acordo de Empresa assinado com o STAL em Novembro de 2020 – nomeadamente no que diz respeito às  progressões e actualização salarial dos trabalhadores -, continua a fugir a qualquer pedido  de reunião para discutir as justas reivindicações dos trabalhadores e as propostas  apresentadas pelo Sindicato”, afirma o STAL em comunicado.

O sindicato considera “incompreensível” que os municípios/accionistas “não intervenham ou tenham um papel passivo perante este flagrante desrespeito” para com os trabalhadores da Braval, considerando que a mesma presta um serviço público essencial às populações, cuja qualidade poderá estar em causa na actual situação.

Partilhe este artigo no Facebook