No local do trágico acidente ocorrido na Avenida do Cávado, na madrugada do dia 1 de maio, tem sido prestada homenagem aos jovens falecidos, com raízes familiares em Ferreiros (Braga).
Esta manhã era possível observar velas, flores e mensagens escritas, sendo por ali vistas pessoas a observar o local.
PONTOS-NEGROS
De mencionar que há 29 pontos negros na Avenida do Cávado (Palmeira) identificados desde 2019. Estão por mim fotografados e descritos.
Os pontos negros localizam-se frente à Esprominho, no cruzamento frente à Volvo, acesso à rotunda da Confeiteira, cruzamento para a Escola Básica 2 3 de Palmeira, reta da Estação de Serviço da Galp, acesso à Avenida do Cávado (para quem vem da Variante do Cávado), acesso à rotunda de Pitancinhos, cruzamento frente ao Restaurante Segredos dos Leitões, reta frente ao Parque da Boavista, cruzamento para a Urbanização da Quinta de São Tiago, acesso a paragem de autocarros TUB frente à Paniprogresso Pastelaria, cruzamento para a Urbanização da Quinta de São José, cruzamento para a Rua Pedra Cavalgada, cruzamento para a Rua Carregal, reta frente ao Palácio D.Chica, cruzamento para a Igreja Paroquial de Palmeira, acesso à Travessa da Mina, acesso a abrigo de passageiros frente à Pastelaria Doçuras, cruzamento para a Rua Paço de Palmeira, curva frente à Loja dos Colchões, cruzamento para a Rua Mira Cávado, reta e curva junto à Palmeira Frio e Casa do Povo, acesso às Rua da Portela e Rua do Paraíso, cruzamento para a Rua da Japoneira, acesso ao Campo de Jogos Dr. Augusto Correia, acesso às Estações de Serviço CEPSA, cruzamento junto à Capela do Senhor dos Milagres, reta frente à empresa Maravilhas do Cávado e acesso ao abrigo de passageiros frente à empresa Serralharia Artur.
Estes pontos negros estão associados a excesso de velocidade, ultrapassagens em linha contínua, desrespeito por passadeiras de peões, falta de visibilidade e/ou visibilidade reduzida, ultrapassagens de autocarros em paragens TUB e abrigos de passageiros de transportes coletivos, circulação pedonal de pessoas na faixa de rodagem.
Não há semaforização aplicada (com excepção das imediações da Escola Básica 2 3 de Palmeira), nem lombas, nem qualquer informação de zona de acidentes.
De mencionar que nesta manhã de Domingo foi possível observar peregrinos a circular na faixa de rodagem da Avenida do Cávado, entre o Chafariz da Ponte do Bico e a rotunda da Confeiteira.
ovilaverdense@gmail.com
Texto e fotos /créditos: Carlos Manuel Dobreira