“Surf ao serviço do desenvolvimento e da paz: estudo do caso de São Tomé e Príncipe”, é o título da dissertação do curso de mestrado de João Pedro Araújo, aluno da Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), que acaba de receber uma menção honrosa, atribuída no âmbito do III Encontro Nacional R-VES – Rede de Voluntariado no Ensino Superior.
O tema da tese de João Pedro Araújo surge inserido no mestrado em Desporto Natureza, tirado na ESDL-IPVC e no âmbito do Sports for Development Center (S4DC – ESDL), um projecto criado em 2018, que tem como propósito «promover o desporto enquanto veículo para o desenvolvimento e para a paz, contribuindo para a construção de um mundo socialmente mais justo e equitativo».
João Pedro Araújo rumou até São Tomé e Príncipe ao abrigo do programa “ERASMUS +”, na modalidade de estágio, e inserido no projecto “SOMA – Surfistas Orgulhosas na Mulher d’África”.
Incentivado pelo orientador de mestrado, o docente Bruno Silva, o estudante, natural de Vila Nova de Famalicão, explica que o objetivo do trabalho em São Tomé e Príncipe «tinha como desafio criar um manual de sessões de “Surf Therapy” e investigar os efeitos desta nova terapia. Pretendia, através do desporto que amo, o surf, dar algo que fosse útil para a vida de 30 raparigas, dos seis aos 18 anos».
“Surf ao serviço do desenvolvimento e da paz: estudo de caso em São Tomé e Príncipe” teve, desta forma, como objectivo, «utilizar esta actividade desportiva como ferramenta de promoção da igualdade de género e do empoderamento de jovens raparigas».
Além das sessões de “Surf Therapy”, as jovens tinham, entre outras, aulas de psicoeducação, empoderamento feminino, igualdade ou equidade de género. Quanto ao futuro, João Pedro Araújo gostava de levar o “Surf Therapy” até outros países dos PALOP, nomeadamente Cabo Verde, Moçambique e Angola.