O Ministério da Cultura aprovou a credenciação do Teatro-Cinema de Fafe na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), informou esta segunda-feira a autarquia.
“A figura da credenciação de um equipamento cultural constitui condição prévia obrigatória para poder vir a beneficiar de comparticipação estatal no que concerne à dinamização da sua programação artística”, explica.
Destaca ainda no comunicado que “a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses é um instrumento estratégico fundamental para o combate às assimetrias regionais e para o fomento de coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal, assente na descentralização e na responsabilidade partilhada do Estado central com as autarquias e as entidades independentes”.
O Teatro-Cinema de Fafe, construído em 1923, é um dos principais motivos de interesse arquitectónico da cidade. Aquela sala de espectáculos, actualmente com lotação de 305 lugares, enquadrou-se à época nas contribuições filantrópicas dos emigrantes provenientes do Brasil e foi classificado como “imóvel de interesse público” em 1979, pelo Instituto Português do Património Cultural.