EDUCAÇÃO –

EDUCAÇÃO – -

Técnica do Agrupamento de Escolas de Prado partilhou experiências em Bruxelas

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Susana Fernandes, técnica de Serviço Social do Agrupamento de Escolas de Prado, participou, a convite do Instituto Padre António Vieira (IPAV), numa iniciativa que decorreu no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Na sua intervenção, reflectiu sobre a importância de uma “escola” relacional na sua essência, através de uma abordagem participativa e experiencial dos alunos, capaz de os dotar de ferramentas que lhes permitam desenvolver-se enquanto pessoas e cidadãos, minorando assim as suas fragilidades sociais e emocionais.

PUBLICIDADE

A Conferência “Academia de Líderes Ubuntu – uma liderança para construir pontes” surgiu a convite dos eurodeputados Carlos Coelho e Carlos Zorrinho, em consequência da distinção da Academia de Líderes Ubuntu como uma boa prática europeia na intervenção com jovens e de empreendedorismo social, bem como pelo alcance e impacto positivos que este projeto tem alcançado, em Portugal e no Mundo.

Cerca de 30 jovens de vários países (Portugal, Espanha, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Colômbia, Filipinas, Peru e Venezuela) trocaram experiências de liderança e partilharam projectos comunitários de educação não-formal, inspirados na filosofia/método Ubuntu – “eu sou porque tu és” – que exprime a consciência da relação entre o indivíduo e a comunidade, promovendo o auto-conhecimento, a auto-confiança, a resiliência, a empatia e o serviço.

A sessão foi encerrada pelo Secretário de Estado da Educação, João Costa.

Actualmente, em Portugal, está arrancar o projecto “Escolas Ubuntu”, trabalhando em contexto escolar quer a capacitação dos estudantes, quer a formação de docentes e de educadores.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS