A temperatura da água do Mar Mediterrâneo atingiu, na quinta-feira, os 28,9 graus, a temperatura mais elevada de que há registo, segundo o Instituto de Investigação Marinha espanhol, citado pela Agence France-Presse.
O valor alcançado supera o anterior máximo, registado no ano passado, quando a temperatura do mar que banha o Sul da Europa chegou aos 28,71 graus.
Esta conclusão foi retirada de dados de satélite do programa de observação da Terra da União Europeia, o Copernicus,
Durante dois verões consecutivos, o Mediterrâneo esteve mais quente do que durante a vaga de calor de 2003, quando a temperatura mediana diária foi de 28,25 durante o mês de agosto, um recorde que durou 20 anos.
“Desde 2022, as temperaturas à superfície têm sido anormalmente elevadas durante longos períodos, mesmo num ambiente de alterações climáticas”, revelou à Agence France-Presse Justino Martínez, investigador do Instituto de Ciências do Mar de Barcelona e do Instituto Catalão de Investigação para a Governação do Mar.
Este dado surge depois de a Agência para os Oceanos e a Atmosfera dos EUA ter revelado que este ano assistimos ao mês de julho mais quente de que há registo.
ovilaverdense@gmail.com