Nestes primeiros dias de Dezembro, a tendência meteorológica que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê será uma descida das temperaturas mínimas, bem como da máxima em todo o território nacional, situação que não é atípica nesta altura do ano.
No entanto, estas previsões não estão em nada relacionadas com o fenómeno meteorológico “Besta do Leste”, salvaguarda o instituo meteorológico, explicando que o termo descreve o «anticiclone com origem na Sibéria, de alguma persistência e que traz temperaturas baixas».
Por agora, as previsões indicam que Portugal não será afetado pela massa de ares gelados a formar-se sobre a Rússia.
É uma situação que pode acontecer nos próximos três meses, mas possivelmente não tão próximo de Portugal continental, pelo que se começa a fazer sentir principalmente no norte europeu.
«O que podemos avançar é que se registam temperaturas muito mais baixas nos países nórdicos, mas também nos países mais a leste, o que podem estar relacionado com o fenómeno», apontou o meteorologista Bruno Café.
Ainda não sendo possível prever se este anticiclone trará consequências a este inverno em Portugal, a mais recente previsão mensal do IPMA aponta para uma anomalia positiva das temperaturas (mais 0.25 a 1°C) para esta altura do ano.