O tempo está a mudar. Depois de uma série de dias de tempo frio e seco, com sol, as nuvens começam a tomar conta do céu. A chuva regressa na madrugada de sexta-feira, prevê o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Para já, o céu está nublado com nuvens altas, prevendo-se apenas chuva fraca para Viana do Castelo e aguaceiros para todas as ilhas açorianas.
As temperaturas essas continuam frescas, com vários distritos a chegar aos graus negativos como é o caso de Bragança, que deve chegar mesmo aos -3 de mínima, Vila Real, Guarda e Viseu.
Já no Porto as temperaturas devem variar entre os 14ºC de máxima e os 5ºC de mínima, Lisboa entre os 13ºC de máxima e os 5ºC de mínima, Évora entre os 14ºC de máxima e o 1ºC de mínima e Faro entre os 16ºC de máxima e os 8ºC de mínima. Os distritos mais quentes deverão ser Sagres e Sines com 17ºC de máxima.
Na sexta-feira, 3 de janeiro, os meteorologistas preveem que continue a chover nos Açores, com temperaturas a variarem entre os 19ºC de máxima e 16ºC de mínima.
Na Madeira o céu vai estar muito nublado, mas sem previsões de precipitação. Os termómetros deverão chegar aos 21ºC na região.
Em território continental, a chuva de Viana deve espalhar-se até Braga e Bragança.
Nos restantes distritos, o céu deverá estar parcialmente nublado.
No Porto os termómetros devem subir até aos 15ºC e descer até aos 11ºC, em Lisboa tudo indica que as máximas subam até aos 16ºC e as mínimas cheguem apenas aos 8ºC, em Évora prevê-se 15ºC de máxima e 3ºC de mínima e em Faro, um dos distritos mais quentes de amanhã, 17ºC de máxima e 7ºC de mínima.
Já para sábado, 4 de janeiro, o IPMA prevê chuva não só para as regiões autónomas (à exceção de Flores e Corvo, nos Açores, e Porto Santo, na Madeira), como para a maior parte dos distritos do Norte do país e alguns do Centro, como é o caso de Porto e Lisboa.
As temperaturas devem subir um pouco.
Na Invicta devem chegar aos 16ºC de máxima e 11ºC de mínima, na capital aos 17ºC de máxima e 10ºC de mínima, em Évora, onde o céu vai estar parcialmente nublado, os termómetros devem variar entre os 16ºC de máxima e 5ºC de mínima e em Faro, onde também vai chover, deverão variar entre os 18ºC de máxima e os 10ºC de mínima.
ovilaverdense@gmail.com