GASTRONOMIA (Minho)

GASTRONOMIA (Minho) -

Termina 2024 e Monção anuncia datas da ‘Feira da Foda’ de 2025

Ainda se vivem as últimas horas do ano de 2024 e Monção anuncia a data da próxima ‘Feira da Foda’ de 2025. Vai decorrer de 28 a 30 de Março, na freguesia de Pias, na raia alto-minhota.

A “Feira da Foda” é um certame gastronómico dedicado ao “Cordeiro à Moda de Monção”, designado popularmente por “Foda à Monção”.

Assenta na manutenção da qualidade e a garantia da genuinidade deste prato histórico e tradicional do concelho de Monção.

Com organização da Junta de Freguesia de Pias, apoio da Câmara Municipal de Monção e Confraria da Foda de Pias-Monção e patrocínio de diversas empresas da região, o programa reserva degustação do “Cordeiro à Moda de Monção”, expositores com vinhos da região e artesanato regional, bem como, espaços para os produtores de rés e máquinas agrícolas.

Todos os anos, decorrem demonstrações de tosquias e muita animação popular, com ranchos folclóricos, grupos de bombos e concertinas.

O momento mais solene é a entronização da Confraria da Foda, na qual, em cada capítulo, entram novos elementos e instituições locais e nacionais.

A Génese da Foda

Reza a história, que há muito tempo atrás, os habitantes do burgo, que não possuíam rebanhos, se dirigiam às feiras para comprarem o animal pretendido. Na feira, havia de tudo, gado bom e menos bom. A verdade é que os criadores e contratadores de rês, quando levavam o seu gado ovino para a feira, tinham como objetivo vendê-lo pelo melhor preço e, para que aparentassem gordos, era prática colocar sal na forragem, fato que obrigava o gado a beber muita água.

Na feira, o gado aparecia com a barriga cheia de água e pesados, parecendo realmente bem tratados, muito gordos. Os incautos, que não tinham conhecimento da “manha” compravam aqueles autênticos “balões de água” e, quando se apercebiam do logro, exclamavam à boa maneira minhota: “Que grande Foda!”

O termo –Foda – foi-se vulgarizando, ao longo do tempo, e o prato passou a designar-se, por Foda. De tal forma, que é frequente pelas alturas festivas (Páscoa, Santos Padroeiros, Corpo de Deus, Senhora das Dores ou Fim do Ano) ouvir as mulheres minhotas exclamarem: “Ó Maria, já meteste a Foda?, ou seja, já confecionaste o cordeiro à moda de Monção, em alguidar de barro, levado ao forno de lenha.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE