Um sismo de magnitude 2.6 na escala de Richter, com epicentro a cerca de 25 quilómetros a Oeste-Noroeste de Ourense, na Galiza, foi detectado pelas estações da rede sísmica de Portugal e sentido na Póvoa da Lanhoso e Ponte de Lima.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sismo na zona de Ourense ocorreu às 08h41 (07h41 em Lisboa) não havendo registo até ao momento de que tenha sido sentido.
O final desta semana tem sido marcado por vários registos sísmicos na Galiza. Um sismo de magnitude 4,1 na escala de Richter foi registado durante a tarde de quinta-feira ao largo do cabo de Finisterra, e sentido em concelhos do norte de Portugal.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registou o abalo de quinta-feira pelas 14h44 horas locais (menos uma hora em Portugal Continental), e localizou o epicentro do abalo a 35 quilómetros de Finisterra.
Segundo o IPMA, o abalo foi sentido em Santo Tirso, Póvoa da Lanhoso e Ponte de Lima.
Nesse dia, o jornal Voz da Galiza referia que foram sentidos quatro abalos de seguida, o primeiro de 3,7 na escala de Richter, seguido por outro de 4,6.