VILA VERDE –

VILA VERDE – -

Tertúlia reflecte sobre desafios e acompanhamento das doenças mentais

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Centro Social do Vale do Homem (CSVH) promove, ao longo da tarde desta segunda-feira, na Casa do Conhecimento de Vila Verde, a 4ªTertúlia Social, com o tema “Saúde Mental: Alzheimer e outras demências”.

A iniciativa, que junta diversos especialistas na área, serve para partilhar experiências e debater esta problemática, antecipando soluções para os desafios, como explicou o presidente do CSVH, Jorge Pereira, na sessão de abertura.

PUBLICIDADE

Lembrando que a instituição a que preside tem em fase de construção uma nova resposta voltada para o Alzheimer e outras doenças mentais, Jorge Pereira sublinhou que estas são questões «cada vez mais actuais», que «merecem ser discutidas e analisadas».

A sessão de abertura contou ainda com intervenções do cónego Roberto Rosmaninho Mariz, presidente da UDIPSS – Braga e Membro da CNIS, do presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, e do Director do Centro Distrital de Braga do Instituto da Segurança Social, João Ferreira.

Vilela apontou à necessidade de promover a cooperação entre as autarquias e as instituições, especialmente num concelho como o de Vila Verde, onde há muita população envelhecida, o que desde logo «faz com que sejam necessários mais cuidados na área social».

PAINÉIS

Neste momento decorre o primeiro painel, “Demência: Políticas e Respostas Sociais – Que desafios?”, com os oradores Nuno Oliveira, Director Executivo do ACES Cávado II Gerês/Cabreira; Miguel Santos, deputado na AR – Comissão de Saúde, e ainda Sónia Fertuzinhos, deputada na AR – Comissão de Trabalho e Segurança Social.

É moderado pela Directora da Unidade de Desenvolvimento Social e Programas do Centro Distrital de Barga do Instituto da Segurança Social, Rita Paiva.

O segundo painel, “Envelhecimento, Saúde Mental e Demências”, moderado por Firmino Marques, vice-presidente da Câmara de Braga, tem como oradores Miguel Durães, psicólogo e presidente da Direcção da Associação Recovery; Ana Taborda, presidente da Delegação Norte da Alzheimer Portugal e Sofia Rocha, do Serviço de Neurologia do Hospital de Braga.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.