VILA VERDE – Tertúlia reflecte sobre desafios e acompanhamento das doenças mentais

VILA VERDE –
Tertúlia reflecte sobre desafios e acompanhamento das doenças mentais

O Centro Social do Vale do Homem (CSVH) promove, ao longo da tarde desta segunda-feira, na Casa do Conhecimento de Vila Verde, a 4ªTertúlia Social, com o tema “Saúde Mental: Alzheimer e outras demências”.

A iniciativa, que junta diversos especialistas na área, serve para partilhar experiências e debater esta problemática, antecipando soluções para os desafios, como explicou o presidente do CSVH, Jorge Pereira, na sessão de abertura.

PUBLICIDADE

Lembrando que a instituição a que preside tem em fase de construção uma nova resposta voltada para o Alzheimer e outras doenças mentais, Jorge Pereira sublinhou que estas são questões «cada vez mais actuais», que «merecem ser discutidas e analisadas».

A sessão de abertura contou ainda com intervenções do cónego Roberto Rosmaninho Mariz, presidente da UDIPSS – Braga e Membro da CNIS, do presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, e do Director do Centro Distrital de Braga do Instituto da Segurança Social, João Ferreira.

Vilela apontou à necessidade de promover a cooperação entre as autarquias e as instituições, especialmente num concelho como o de Vila Verde, onde há muita população envelhecida, o que desde logo «faz com que sejam necessários mais cuidados na área social».

PAINÉIS

Neste momento decorre o primeiro painel, “Demência: Políticas e Respostas Sociais – Que desafios?”, com os oradores Nuno Oliveira, Director Executivo do ACES Cávado II Gerês/Cabreira; Miguel Santos, deputado na AR – Comissão de Saúde, e ainda Sónia Fertuzinhos, deputada na AR – Comissão de Trabalho e Segurança Social.

É moderado pela Directora da Unidade de Desenvolvimento Social e Programas do Centro Distrital de Barga do Instituto da Segurança Social, Rita Paiva.

O segundo painel, “Envelhecimento, Saúde Mental e Demências”, moderado por Firmino Marques, vice-presidente da Câmara de Braga, tem como oradores Miguel Durães, psicólogo e presidente da Direcção da Associação Recovery; Ana Taborda, presidente da Delegação Norte da Alzheimer Portugal e Sofia Rocha, do Serviço de Neurologia do Hospital de Braga.