SAÚDE

SAÚDE -

Testes à Covid-19 poderão passar a ser gratuitos e com acesso simplificado

A Ministra da Saúde, Marta Temido, defendeu, esta quarta-feira, a necessidade de uma testagem massiva à Covid-19, deixou assim em aberto a hipótese da realização de testes gratuitos. Numa intervenção na Assembleia da República, Marta Temido referiu que se encontram a «acompanhar inteiramente a necessidade de utilizar massivamente os testes, desde testes PCR, a testes rápidos antigénio, até aos testes de saliva, que já se encontram disponíveis, independentemente das recomendações que recebemos recentemente».

A governante destacou ainda que «já exortamos a Direcção-Geral da Saúde a rever as orientações técnicas, considerando para o efeito de realização de testes que devem ser considerados todos os contactos e não restringir a contactos de risco».

«REALIZAÇÃO DE TESTES A SECTORES QUE NÃO ESTÃO PARADOS»

Marta Temido disse também que foi solicitado à Direcção-Geral da Saúde que avalie «a realização de testes em sectores que não estão parados, tais como indústria e construção civil» e que estão associados «a maiores surtos por altura do desconfinamento de Maio do ano passado».

Está igualmente em estudo «o acesso gratuito a estas metodologias e acesso em locais simples, prescindido da prescrição clínica», apontou.

«MAIS DE 7,6 MILHÕES DE TESTES REALIZADOS»

A Ministra da Saúde revelou que foram já realizados 7,6 milhões de testes à Covid-19, notando que a capacidade de rastreio quase que “triplicou” entre Dezembro de 2020 e Fevereiro de 2021.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE