REGIÃO

REGIÃO -

Trabalhadores protestam contra “assédio moral” da Leica de Famalicão

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O SITE- Sindicato dos Trabalhadores das Industrial Transformadores, Energia e Actividades do Ambiente promove esta quinta-feira uma, pelas 14h30m “acção de denúncia”, junto da Leica, em Famalicão, contra o “assédio moral”, aumentos de 90 euros e fim das discriminações salariais.

O sindicato, filiados na CGTP-IN, acusa, em comunicado ao PressMinho, que a administração da Leica de “ao longo dos últimos anos” de levar “a cabo desvalorização dos salários de trabalhadores qualificados, na discriminação salarial entre trabalhadores”.

Segundo o SITE, há “trabalhadores a desempenhar as mesmas funções com diferenças salariais superiores a 100 euros”.

Acusa ainda a empresa, que se dedica ao fabrico de aparelhos ópticos de precisão, de colocar “constantemente” em “causa as liberdades sindicais através das tentativas de condicionamento do exercício da actividade sindical” no interior da empresa, “numa clara atitude anti-democrática e perseguidora” de dirigentes e delegados sindicais.

 “A gestão da Leica tem atitudes que podem perfeitamente encaixar no crime de assédio moral, pois sempre que um trabalhador procura combater as injustiças de que é alvo, junto do sindicato ou até mesmo junto de outras instâncias, a empresa, através de alguns dos seus funcionários com elevado grau de responsabilidade, passa a tentar diminuir e denegrir trabalhadores”, denuncia o sindicato.

REIVINDICAÇÕES

O Site reivindica “perante a política do medo que tem estado a ser implementada na empresa é chegado o momento de exigir” da administração o aumento salarial mínimo de 90 euros para todos os trabalhadores, o fim das discriminações salariais e valorização das categorias profissionais e da “política de assédio moral que a empresa procura alargar a todos os trabalhadores”.

A aplicação dos direitos constantes no contrato colectivo de trabalho subscrito pela Fiequimetal e pela valorização da contratação colectiva é outra revindicação.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.