VILA VERDE - «Tradição, cultura e muita diversão» este fim-de-semana na VIII Festa das Colheitas de Prado

VILA VERDE -
«Tradição, cultura e muita diversão» este fim-de-semana na VIII Festa das Colheitas de Prado

A Vila de Prado prepara-se três dias de festa e alegria. A VIII Festa das Colheitas de Prado, que decorre de 27 a 29 de Setembro nas imediações da Igreja Paroquial, apresenta-se com um cartaz rico e diversificado e que todos os anos atrai milhares de pessoas ao evento, engrandecido pela «tradição, gastronomia, desporto, animação musical, cerimónias religiosas» entre muitas outras actividades.

A cozedura de louças de barro tipo neolítico, orientada pelo oleiro barcelense João Lourenço, vai levar o público a “recuar no tempo” para conhecer esta prática ancestral. Mas as novidades não ficam por aqui. A edição deste ano recebe ainda a estreia da Caminhada das Colheitas, com aula de zumba incluída, que pretende promover o exercício físico e o bem-estar.

Para os mais velhos reviverem memórias e os mais novos aprenderem, as tradições do mundo rural voltam a marcar a agenda da festa com as recriações da desfolhada, do magusto e da matança do porco. No entanto, a tradição não se confina ao recinto e sai à rua para espalhar charme durante o Cortejo Etnográfico, o Desfile da Pequenada e o Leilão das Colheitas.

PUBLICIDADE

A gastronomia regional é outra das figuras de proa e estará disponível no recinto durante os três dias de festa. Vários pratos de “fazer crescer água na boca”, com destaque para o arroz de feijão com diversos acompanhamentos. Não vai faltar também a animação musical para dar ainda mais brilho ao evento com vários concertos, DJs e folclore. Os Fiéis podem aproveitar ainda para prestar devoção durante as actividades de cariz religioso.

«PROPORCIONAR BELOS MOMENTOS, RECHEADOS DE ALEGRIA E ANIMAÇÃO»

«Proporcionar belos momentos, recheados de alegria e animação». De acordo com o pároco local, João Alberto Correia, é este o grande objectivo da Festa das Colheitas de Prado, iniciativa que é organizada pela Paróquia e inserida na programação “Na Rota das Colheitas”, do Município de Vila Verde.

Para o sacerdote pradense, o evento já se tornou «uma referência e motivo de regozijo» para a população local e um «ponto de encontro para pradenses e visitantes, capaz de congregar as forças da freguesia». A iniciativa afirma-se também como um veículo de promoção da vila. «Divulga o nome da freguesia e contribui para a dinamização da economia paroquial e local da Vila de Prado», refere o padre João Alberto Correia.

CARTAZ

Sexta, 27 de Setembro

– 18h30: Eucaristia

– 19h00: Matança do porco

– 19h30: Actuação da Fanfarra da Vila de Prado

– 20h30: Cozedura da Louças tipo Neolítico

– 20h00: Jantar

– 21h30: Grupo Musical Sétima Vaga

– 23h00: After-party com DJ Sá

– 24h00: Desenformar da cozedura

Sábado, 28 de Setembro

– 10h00: V Torneio das Colheitas/Fut 7 – (Parque de Jogos do GD Prado)

I Caminhada das Colheitas e Aula de Zumba

– 16h00: Desfile da pequenada – (S. Tiago – Igreja Paroquial)

– 17h00: Porco no espeto

– 18h30: Missa da Catequese

– 19h30: Jantar

– 20h30: Desfolhada tradicional e Magusto

– 21h30: Carlos Ribeiro

Rogério Braga e a sua banda

– 23h30: After-party com DJ Serafim Animações

Domingo, 29 de Setembro

– 10h00: Missa das Colheitas

– 11h00: Concerto (Igreja Paroquial)

– 12h00: Papas de Sarrabulho

– 13h00: Almoço

– 14h00: Cortejo – (Largo da Feira – Igreja Paroquial)

– 15h00: Leilão das Colheitas

– 19h00: Jantar

– 20h00: Ranchos Folclóricos de Prado

– 21h30: Sessão de fogo-de-artifício