«Mais de 700 anos depois», a Vila de Prado continua a viver a “Feira dos Vinte”, uma tradição que já remonta ao reinado de D. Dinis e desde então se realiza todos os anos a 20 de Janeiro. Na próxima quinta e sexta-feira, dias 19 e 20, não faltam motivos de interesse e actividades diversificadas para miúdos e graúdos, mantendo-se o gado como o “ex-líbris” do certame.
“NOITE DAS PROVAS”
A tradição começa de véspera com a “Noite das Provas”, em que se prova o vinho novo acompanhado de umas deliciosas “Papas à Moda dos Vinte”. Depois, a música popular sobe ao palco no Largo de S. Sebastião, com os cantares do Encontro de Reis, seguindo-se as animadas e divertidas desgarradas de Augusto Canário e Cândido Miranda.
DIA 20
No dia 20 de Janeiro, as primeiras cabeças de gado chegam com o raiar da aurora e assumem a figura de proa de uma feira que inclui comércio diversificado e diversões. No apoio à “revitalização do sector”, há várias actividades relacionadas com a pecuária durante todo o dia.
Da parte da manhã, terá lugar o “Concurso Pecuário”, o “Desfile de Gado” e a “Bênção dos Animais”.
No período da tarde, o gado cavalar assume as rédeas com o espectáculo equestre. A Feira dos Vinte encerra com a animação e a alegria do Festival Folclórico, agendado para o serão.
Como decorre sempre a 20 de janeiro, dia de São Sebastião, muitos fiéis dirigem-se à Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso para prestar a sua devoção e participar nas cerimónias religiosas.