Fim-de-semana com arraial do “melão casca de carvalho” em Soutelo, noites temáticas na vila de Pico de Regalados, malhada de feijão na Loureira e caminhada noturna nas terras de D. João de Aboim.
Na Rota das Colheitas, com um programa diversificado em torno das tradições rurais nas freguesias do concelho de Vila Verde, abriu esta sexta-feira à noite um novo fim-de-semana cheio de animação e actividade.
O melão casca de carvalho é o centro das atenções no arraial de Soutelo que se estende até domingo, com a gastronomia e a animação musical a reforçarem o convite para um convívio que atrai milhares de pessoas.
Mais a norte do concelho, na Vila de Pico de Regalados, as Noites Temáticas arrancaram de forma “iluminada” pelo cruzamento de gerações na demonstração artística e cultural de aspectos da vida e dos costumes das lavradeiras e lavradores da terra. Os eventos prosseguem este sábado, novamente ao ar livre, no requalificado Largo de S. Sebastião.
O programa da Rota das Colheitas reserva também para este sábado uma caminhada noturna, num desafio para percorrer caminhos das “Terras de D. João de Aboim”. A partida para a aventura está agendada para as 19h00, no Parque de Campismo e Caravanismo de Aboim da Nóbrega.
Uma malhada de feijão é a proposta para a tarde de domingo na Loureira. A recriação da tradição agrícola, agendada para as 16h00, na zona fluvial da Ponte Nova, na margem do rio Homem, é uma oportunidade para participar no Arraial do Emigrante, uma festa da freguesia que se estende ao longo destes quatro dias de um fim-de-semana prolongado.
MOBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE
Para a animação que percorre as freguesias e todo o concelho de Vila Verde no âmbito da Rota das Colheitas, o vice-presidente do Município, Manuel Lopes, enaltece “a mobilização das instituições e das comunidades locais”, o que tem sido “determinante” para a concretização de eventos que atraem visitantes de dentro e fora do concelho, com um carinho especial pelos emigrantes que estão de regresso à terra natal.
Juntamente com o vereador Patrício Araújo, Manuel Lopes assinalou esta sexta-feira à noite o arranque da programação deste fim-de-semana, no arraial de Soutelo e nas noites temáticas do Pico de Regalados.
O autarca salientou a importância de “dar palco e espaço aos saberes das nossas gentes, para mostrar o melhor das nossas terras e a mais valia que representa para o futuro de todos o legado que mar a identidade única deste território”.
No palco das Noite Temáticas juntaram-se tocadores e cantadeiras das freguesias de Pico de Regalados, Gondiães e Mós, num grupo improvisado que interpretou músicas da tradição popular associadas às atividades agrícolas e à vida no mundo rural. Foi também essa a inspiração das representações teatrais que passaram pelo palco, onde esta noite há ainda muito folclore.
Manuel Lopes e Patrício Araújo estiveram também em Soutelo, onde o presidente da Junta de Freguesia, João Silva, comprovou os atributos de exímio apreciador do melão casca de carvalho.
Num arraial onde não faltam sardinhas e carne na brasa acompanhadas pelo arroz fresco de tomate e feijão, o melão é a grande atracção. João Silva garante a excelência da qualidade do “casca de carvalho” de Soutelo, mostrando-se ainda convicto que as condições climatéricas vão manter no topo as melhores características desta iguaria ao longo das próximas semanas.