VILA VERDE -

VILA VERDE - -

“Tradições dos Nossos Avós” este fim-de-semana em Cervães

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Cervães prepara-se para receber, de 26 a 28 de Outubro, no Centro Social e Paroquial da freguesia, a quarta edição da iniciativa “Tradições dos Nossos Avós”. O destaque desta edição vai para a cultura da tecelagem, do antigo até ao moderno, com exposições, actividades lúdico-pedagógicas e partilha de conhecimento entre diferentes gerações. Nota ainda para o momento dedicado ao ciclo do pão de milho.

O evento resulta de uma organização conjunta entre a cervanense Maria Amélia Oliveira, o Centro Escolar e o Centro Social e Paroquial de Cervães.

Em nota enviada, Maria Amélia Oliveira sublinha a importância de «manter a cultura viva», frisando que os mais novos «não devem esquecer as raízes» e que essas tradições são «enriquecimentos para enfrentar as adversidades da vida».

PUBLICIDADE

A organização conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia de Cervães, de associações locais e da comunidade, numa verdadeira demonstração de união na freguesia.

Esta iniciativa integra a programação “Na Rota das Colheitas”, do Município de Vila Verde.

PROGRAMA

O arranque do evento está marcado para as 20h30 de sábado, 26 de Outubro, com a abertura da exposição sobre a tecelagem em Cervães, que terá três espaços. O primeiro, dedicado à tecelagem antiga com as alfaias de outros tempos, o segundo, referente à tecelagem moderna, e o terceiro, com a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos do Centro Escolar de Cervães. A abertura vai incluir ainda um momento musical para animar a festa com os cantares da tecelagem. A exposição estará aberta ao público também durante os restantes dias, a partir das 10h.

O segundo dia inclui um momento dedicado ao ciclo do pão de milho, pelas 15h, da preparação até à cozedura em forno de lenha, onde as broas serão confeccionadas à moda antiga. No final, tempo para a degustação desta iguaria tradicional. O público poderá ainda saborear as sopas de cavalo de cansado.

A iniciativa encerra na segunda-feira, 28 de Outubro, dia de visita guiada dos alunos do Centro Escolar e dos idosos do Centro Social e Paroquial de Cervães. Uma actividade que irá promover a troca de conhecimento entre gerações e a transmissão da cultura tradicional para os mais novos.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS