VILA VERDE

VILA VERDE -

Tradições e gastronomia campestre marcam “colheitas” em Prado e Parada de Gatim

As comunidades da Vila de Prado e de Parada de Gatim marcaram a programação deste fim-de-semana Na Rota das Colheitas. A recriação de tradições e a partilha de saberes e sabores do mundo rural desafiaram ao convívio e animação populares, com forte envolvimento das instituições e das populações locais.

Na igreja paroquial de Prado, as ornamentações dos altares com produtos agrícolas contextualizavam a celebração da missa dominical e todo o programa extremamente diversificado de uma Festa das Colheitas que durante três dias abriu também espaço à promoção da gastronomia local.

A Confraria Gastronómica Das Provas Da Feira Dos Vinte deu a conhecer as suas papas de sarrabulho, depois da recriação da tradicional matança do porco. O menu gastronómico do evento incluiu ainda o arroz de feijão com pataniscas, além dos rojões e do porco no espeto.

Uma desfolhada de milho e um magusto foram outras das atracções do programa organizado pela Paróquia de Prado e que mobilizou diferentes movimentos associativos para as actividades.

Em Parada de Gatim, a animação foi intensa com o folclore e as concertinas a animarem o contexto da Festa das Colheitas organizada pela Junta de Freguesia.

Uma ceifa tradicional de milho e a desfolhada, com homens e mulheres em trajes camponeses, foram momentos especiais do evento, marcado também pela gastronomia, com destaque para as sopas de lavrador e o pica-no-chão.

A programação Na Rota das Colheitas prossegue até final de Novembro em diferentes freguesias do concelho de Vila Verde. Na próxima quarta-feira, feriado de 5 de Outubro, arranca a Festa das Colheitas – XXX Feira Mostra dos Produtos Locais, que assentará arraiais na sede de concelho, até ao próximo domingo, dia 9.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE