VILA VERDE

VILA VERDE -

Tradições e gastronomia campestre marcam “colheitas” em Prado e Parada de Gatim

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

As comunidades da Vila de Prado e de Parada de Gatim marcaram a programação deste fim-de-semana Na Rota das Colheitas. A recriação de tradições e a partilha de saberes e sabores do mundo rural desafiaram ao convívio e animação populares, com forte envolvimento das instituições e das populações locais.

Na igreja paroquial de Prado, as ornamentações dos altares com produtos agrícolas contextualizavam a celebração da missa dominical e todo o programa extremamente diversificado de uma Festa das Colheitas que durante três dias abriu também espaço à promoção da gastronomia local.

PUBLICIDADE

A Confraria Gastronómica Das Provas Da Feira Dos Vinte deu a conhecer as suas papas de sarrabulho, depois da recriação da tradicional matança do porco. O menu gastronómico do evento incluiu ainda o arroz de feijão com pataniscas, além dos rojões e do porco no espeto.

Uma desfolhada de milho e um magusto foram outras das atracções do programa organizado pela Paróquia de Prado e que mobilizou diferentes movimentos associativos para as actividades.

Em Parada de Gatim, a animação foi intensa com o folclore e as concertinas a animarem o contexto da Festa das Colheitas organizada pela Junta de Freguesia.

Uma ceifa tradicional de milho e a desfolhada, com homens e mulheres em trajes camponeses, foram momentos especiais do evento, marcado também pela gastronomia, com destaque para as sopas de lavrador e o pica-no-chão.

A programação Na Rota das Colheitas prossegue até final de Novembro em diferentes freguesias do concelho de Vila Verde. Na próxima quarta-feira, feriado de 5 de Outubro, arranca a Festa das Colheitas – XXX Feira Mostra dos Produtos Locais, que assentará arraiais na sede de concelho, até ao próximo domingo, dia 9.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.