VILA DE PRADO

VILA DE PRADO -

Três dezenas juntaram-se à ‘Caminhada Ambiental’ para conhecer o rio Cávado, o seu ecossistema ribeirinho, fauna e flora

Mais de três dezenas de pessoas participaram este sábado na Caminhada Ambiental, organizada pelo departamento de ambiente da Câmara Municipal de Vila Verde, tendo esta sido representada pelo vereador Patrício Araújo e por Adelino Silva, engenheiro ambiental.

Com saída e regresso à praia Fluvial do faial, na Vila de Prado, a iniciativa, inserida no Programa Bandeira Azul e da Estação Náutica daquela praia, teve como finalidade dar a conhecer o rio Cávado, o seu ecossistema ribeirinho, fauna e flora.

Aproveitando o novo percurso da Ecovia do Cávado e Homem e alguns atalhos ao seu redor, visitaram-se algumas infraestruturas e equipamentos importantes, sendo exemplos as praias fluviais, estações elevatórias de saneamento básico e as pontes sobre os rios Homem e Cávado.

Os participantes visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Agere, localizada em Palmeira, Braga.

Numa visita guiada, Ângela Silva, coordenadora do processo de tratamento de água, explicou todas as etapas ali realizadas até que a água esteja própria para consumo.

«Foi muito positiva a participação de tanta gente, apesar do tempo pouco promissor. Elogio a coragem e a boa vontade destas pessoas em participar nesta iniciativa, porque, no fundo, também nos ajudam a defender o rio e os valores ambientais do concelho de Vila Verde», referiu, no final, Patrício Araújo.

Também presente esteve a Katavus, Associação cultural e ambiental do Vale do Cávado.

«Foi uma acção que nós hoje fizemos em conjunto com a Câmara Municipal de Vila Verde, inserindo-se na nossa preocupação ambiental. O nosso objectivo foi demonstrarmos que, para além da ecovia, há outras coisas importantes. E isso reflectiu-se, por exemplo, ao termos mostrado como funciona a Estação de Tratamento de Águas de Braga, porque só conhecendo é que se valoriza», deu conta o presidente do organismo, Tiago Faria.

Outra actividade semelhante a esta (baseada no após o consumo da água) está a ser preparada para o próximo mês de maio.

ovilaverdense@gmail.com

 

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE