A Câmara de Vila Verde decretou três dias de luto municipal pela morte do ex-presidente da autarquia António Cerqueira, que morreu esta quarta-feira, aos 85 anos. O funeral está marcado para esta quinta-feira, em Santa Maria de Mós, às 18h30.
“O município de Vila Verde está de luto. Faleceu hoje António Cerqueira, que foi presidente da Câmara Municipal de Vila Verde e a quem é devida homenagem pelo trabalho que desempenhou no campo político e social, com um contributo inestimável para a história e o desenvolvimento do concelho de Vila Verde”, refere a autarquia.
Em comunicado, o executivo liderado por Júlia Fernandes assegura que “Vila Verde recordará eternamente António Cerqueira, pela sua caraterística personalidade, ao serviço do concelho e das suas freguesias”. “Figura ímpar do nosso concelho, esteve presente em inúmeras instituições onde deixou a sua marca”, assinala.
A Câmara de Vila Verde descreve António Cerqueira como “homem de causas e de grande obra em todas as freguesias do concelho”, assegurando que “a sua morte empobrece Vila Verde”.
Nascido a 30 de setembro de 1938, em Santa Maria de Mós, concelho de Vila Verde, António Cerqueira foi professor do ensino básico durante 16 anos, 12 dos quais em Moçambique. Foi Presidente de Câmara Municipal de Vila Verde durante seis mandatos, a partir das primeiras eleições autárquicas pós 25 de Abril – de 1976 a 1997.
As cerimónias fúnebres decorrem esta quinta-feira, na igreja paroquial de Santa Maria de Mós. O corpo de António Cerqueira estará em câmara ardente a partir das 09h30 e o funeral terá lugar às 18h30, indo a sepultar no cemitério local.