O Crédito Agrícola distinguiu três vinhos da Região dos Vinhos Verdes no 6.º Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola, uma iniciativa dinamizada em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal.
As medalhas de prata da categoria vinho branco foram entregues ao vinho Adega Ponte da Barca Reserva de Sócios Loureiro DOC 2017, da Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, e Zarague Alvarinho Vinho Regional 2018, de António Virgílio Garrido Ramos. Na categoria Espumantes, a medalha de prata foi para o vinho Reguengo de Melgaço Alvarinho Reserva DOC Bruto 2016, do Hotel do Reguengo de Melgaço.
Dos 244 vinhos brancos, tintos e espumantes colocados à prova por 145 produtores nacionais das várias regiões vitivinícolas do país, o júri distinguiu, durante as provas cegas realizadas a 19 de Outubro no AUDIR – Auditório Municipal de Peso da Régua, 76 vinhos com a Tambuladeira dos Escanções de Portugal, 3 com a Grande Medalha de Ouro, 35 com medalha de ouro e 38 com medalha de prata.
Entre o painel de Júri, destaque para Andres Rosberg, escanção argentino e actual presidente da ASI – Association de La Sommellerie Internationale.
A cerimónia de entrega dos prémios que contou com a presença de Licínio Pina, presidente do CAE do Crédito Agrícola, José Manuel Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Peso da Régua, e Manuel Cardoso, vice-presidente do Instituto da Vinha e do Vinho – entidade que certifica o concurso desde a primeira edição – foi conduzida por Sílvia Alberto e reuniu duas centenas de convidados entre produtores, representantes de cooperativas, enólogos, escanções e responsáveis do Crédito Agrícola de todo o país.
Nesta 6.ª edição foram distinguidos vinhos oriundos das regiões vitivinícolas dos Vinhos Verdes (3 medalhas), Douro (13 medalhas), Beiras (3 medalhas), Dão (5 medalhas), Bairrada (3 medalhas), Tejo (9 medalhas), Lisboa (12 medalhas), Península de Setúbal (6 medalhas), Alentejo (18 medalhas) e Algarve (4 medalhas).
O concurso do Grupo Crédito Agrícola “visa apoiar o sector vitivinícola e o desenvolvimento das economias locais, especialmente as cooperativas e os produtores, promovendo e colocando à prova a qualidade dos vinhos nacionais”.
VINHOS VERDES MEDALHADOS
Branco || Medalha de Prata
Adega Ponte da Barca Reserva de Sócios Loureiro | Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez
Zarague Alvarinho Vinho Regional 2018 | António Virgílio Garrido Ramos
Espumante || Medalha de Prata
Reguengo de Melgaço Alvarinho Reserva DOC Bruto 2016 | Hotel do Reguengo de Melgaço