JUSTIÇA

JUSTIÇA -

Tribunal conclui julgamento de administradores do antigo ISAVE acusado de peculato e insolvência dolosa

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Tribunal de Guimarães já concluiu, com a audição da última testemunha, o julgamento de dois ex-administradores do ISAVE – Instituto Superior de Saúde do Ave José Henriques e Albino Costa, pelos crimes de insolvência dolosa, peculato e participação económica em negócio.

Segue-se, agora, as alegações finais das partes (Ministério Público e advogados de defesa) e respectiva marcação da data da leitura do acórdão.

Conforme O Amarense noticiou, o processo envolve ainda um terceiro arguido, também por participação económica em negócio, o empresário Alberto Moreira Lapa, de Vila Nova de Gaia.

Ao que apurámos, ao longo do julgamento os arguidos negaram os crimes, garantindo que geriram o antigo ISAVE com actos de gestão normais.

Este caso – saliente-se – nada tem que ver com a actual gestão do ISAVE, sediado em Amares, a cargo de João Luís Nogueira, que é, também, o presidente da Escola Profissional Amar Terra Verde.

ACUSAÇÃO

O Ministério Público da Póvoa de Lanhoso acusa José Henriques e Albino Costa de terem causado, propositadamente, 10,8 milhões de euros de prejuízo à Ensinave, a antiga dona do organismo. E exige a devolução dessa verba ao Estado.

Este montante corresponde a verbas alegadamente desviadas em proveito próprio, 1,55 milhões no caso de Henriques – o antigo presidente do Instituto – e 811 mil no caso de Costa, seu braço direito na gestão. O restante provém de dinheiros saídos da Ensinave a favor de outras firmas do grupo, mas sem justificação contabilística.

No processo, os dois arguidos negaram os crimes e o mesmo fez o industrial de Gaia, que está acusado de ter passado facturas falsas à Ensinave, de mobiliário de escritório, e dado “comissões” àqueles dois ex-gestores. Tem de devolver, se a acusação for provada, 211 mil euros ao Estado.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.