O trilho do Fojo do Lobo e Nascente do Vade PR2 é a nova experiência turística de Vila Verde, que desafia os visitantes a descobrirem a natureza das coisas simples.
Ao longo dos cerca de 13 quilómetros que compõem este percurso circular, caracterizado por ter um grau de dificuldade moderado, existem vários pontos que merecem especial destaque nas freguesias mais a norte do concelho de Vila Verde: Aboim da Nóbrega e Gondomar e Valdreu.
O trilho começa no Parque de Campismo e Caravanismo Rural de Aboim da Nóbrega e, cerca de 100 metros depois, acessível através de uma pequena estrutura de madeira, apresenta a Primeira Cascata do Vade e o Moinho da Pequenina que com o seu típico e rústico granito vigia de perto o curso de água a correr calma e livremente.
Posteriormente, o Miradouro de Penedos Mourinhos e Nascente do Vade, em plena zona das “Encostas de Mixões da Serra”, é outro local de paragem obrigatória com uma localização privilegiada. Este é o ponto de maior altitude no percurso e junto deste miradouro encontra-se a nascente do rio Vade.
Ali próximo fica a aldeia de Gondomar (classificada como Aldeia da Saudade e Aldeia de Portugal). A paisagem é caracterizada pelos socalcos e verdes campos, carvalhais e giesta. Nesta aldeia encontra-se um dos cruzeiros mais antigos do concelho – o Cruzeiro de Gondomar.
O exemplo máximo da devoção ao catolicismo espelha-se na Igreja de Gondomar, dedicada a Santo André. Construída em granito da região, apresenta uma arquitectura simples e modesta, com nave e capela-mor. A sacristia está adossada do lado esquerdo. À torre sineira de dois sinos acede-se por uma escadaria exterior.
Gondomar oferece ainda uma visita ao passado, presente e futuro através dos espigueiros. O seu alto valor patrimonial, histórico e cultural contam o modo de viver e sustento destas gentes, que aqui secavam e guardavam os cereais previamente cultivados e colhidos.
De seguida, na zona de descanso poderá recarregar as baterias neste agradável ponto onde a sombra abunda e o chilrear dos pássaros o faz apreciar as maravilhas bucólicas. Este é o local perfeito para fazer um piquenique e saborear os produtos endógenos deste território.
Após o descanso, a uns curtos metros, os caminhantes encontrarão aquele que é o ponto principal deste trilho – o Fojo do Lobo. Considerado um dos maiores da Península Ibérica, com uma extensão de muralha de cerca de dois quilómetros. É um fojo com paredes convergentes. Os muros formam um “V” que desemboca nos dois fossos dissimulados com ramos de giesta, onde ficariam aprisionados os lobos. Encontra-se inutilizado há várias décadas, mas constitui uma memória cultural e patrimonial de grande importância para o concelho.
Ao longo do trilho não há paragem mais pitoresca que o Lugar de Bezeguimbra, em Valdreu. Além de ser um dos locais onde poderá desfrutar de uma vista soberba, os caminhantes podem também descobrir os encantos e segredos que a Capela de Santa Luzia tem guardado consigo ao longo do tempo.
Por fim, pouco antes ter percorrido os quase 13 quilómetros que compõem este circuito, os participantes encontrarão a Capela de S. Sebastião, no lugar de Povoadura. Defronte à capela encontra-se um cruzeiro.