ACIDENTE

ACIDENTE -

TUB apontam ‘indisposição súbita e imprevista’ do motorista como causa do despiste do autocarro que matou peão em Braga

A administração dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) garantiu, esta quarta-feira, que o autocarro que vitimou uma pessoa, no centro da cidade, no dia 03 de maio, não tinha registo de anomalias ou de problemas de segurança e que o despiste terá sido motivado por uma “indisposição súbita e imprevista” do motorista.

Em comunicado, os TUB referem que “o motorista que conduzia a viatura sinistrada é muito experiente” e “merece da parte da administração total confiança, encontrando-se atualmente sob cuidados hospitalares”.

“As declarações prestadas, por este, após o ocorrido, indiciam que, nos instantes anteriores ao fatídico acidente, terá sofrido uma indisposição súbita e imprevista que terá impedido o controlo da viatura. Tal testemunho é compatível com relatos de outros presentes na circunstância e com o acompanhamento clínico realizado na sequência”, refere.

O comunicado, divulgado esta quarta-feira, acrescenta que “a viatura envolvida no acidente encontra-se ainda sob a alçada da PSP – Polícia de Segurança Publica, aguardando o desenvolvimento do processo”.

“Em total colaboração com as autoridades envolvidas, será alvo de perícias complementares no sentido de esclarecer cabalmente a situação. Sem prejuízo do exposto, informamos que a viatura sinistrada era regularmente alvo dos necessários trabalhos de inspeção e conservação, cumprindo os planos de revisão recomendados para o exercício da atividade a que estava destinada, não existindo registo de qualquer anomalia, ou problema de segurança que impedisse o seu bom funcionamento”, garante a administração.

Os TUB garantem que, na sequência deste acidente, foi desencadeada uma “peritagem independente às 11 restantes viaturas da mesma marca e modelo da viatura envolvida no acidente em causa, tendo essa peritagem concluído não existir qualquer anomalia em nenhuma das viaturas inspecionadas”.

COMUNICADO NA ÍNTEGRA

“Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) têm prosseguido um esforço continuado de melhoria do serviço prestado aos cidadãos, assente não só no reforço da oferta mas, também, na renovação alargada da sua frota, tendo em vista a melhoria das condições de conforto dos seus clientes e a mitigação da sua pegada ecológica no território.

Tendo em conta as dúvidas publicamente suscitadas em torno da fiabilidade de alguns dos veículos recentemente adquiridos, um dos quais envolvido no trágico acidente do passado dia 03 de maio na Avenida Central, entendeu o Conselho de Administração dos TUB desenvolver todas as diligências que possam assegurar a fiabilidade e segurança dos serviços prestados aos Bracarenses, cabendo esclarecer publicamente:

1) O motorista que conduzia a viatura sinistrada é muito experiente, merece da parte da Administração dos Transportes Urbanos de Braga total confiança, encontrando-se atualmente sob cuidados hospitalares. As declarações prestadas, por este, após o ocorrido, indiciam que, nos instantes anteriores ao fatídico acidente, terá sofrido uma indisposição súbita e imprevista que terá impedido o controlo da viatura. Tal testemunho é compatível com relatos de outros presentes na circunstância e com o acompanhamento clínico realizado na sequência;

2)    A viatura envolvida no acidente encontra-se ainda sob a alçada da PSP – Polícia de Segurança Publica, aguardando o desenvolvimento do processo. Em total colaboração com as autoridades envolvidas, será alvo de perícias complementares no sentido de esclarecer cabalmente a situação. Sem prejuízo do exposto, informamos que a viatura sinistrada era regularmente alvo dos necessários trabalhos de inspeção e conservação, cumprindo os planos de revisão recomendados para o exercício da atividade a que estava destinada, não existindo registo de qualquer anomalia, ou problema de segurança que impedisse o seu bom funcionamento;

3)      Na sequência deste acidente, a Administração dos TUB desencadeou uma peritagem independente às 11 restantes viaturas da mesma marca e modelo da viatura envolvida no acidente em causa, tendo essa peritagem concluído não existir qualquer anomalia em nenhuma das viaturas inspecionadas.

Voltando a expressar publicamente a sua consternação pelo sucedido, e deixando, simultaneamente, mensagens de condolências à família da vítima e de apoio ao seu profissional e, através deste, a todos que dão o melhor de si ao serviço dos seus concidadãos, vem a Administração dos TUB reiterar também a total fiabilidade da sua frota no que concerne às condições de segurança de circulação”.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE