O presidente da Câmara Municipal de Braga assegurou no Conselho Consultivo para o Desenvolvimento do Turismo, reunido esta quarta-feira, que “a dinâmica da atracção turística está a aproximar-se dos níveis de 2019, ano fenomenal para o sector no nosso concelho”.
Ricardo Rio adiantou ainda que a retoma do sector no pós-pandemia, em 2022, “superou as expectativas”, prevendo-se que a tendência de crescimento se mantenha ao longo deste ano.
“Depois de três anos de muitas condicionantes, a tendência de crescimento no sector do turismo tem sido muito positiva com a cidade de Braga a posicionar-se como um destino seguro e muito atractivo”, salientou.
Para o autarca, este crescimento devesa à promoção no país e além-fronteiras da cidade em feiras e eventos de dedicados ao sector, “o que contribuiu para manter e até incrementar os níveis de interesse pelo destino Braga”.
Mas não só. Ricardo Rio explica que é, também, o resultado de “uma estratégia concertada” de promoção, nomeando como exemplos dessa estratégia a eleição de Braga como Melhor Destino Europeu, a nomeação do Bom Jesus como Património Mundial da UNESCO, a presença em vários órgãos de comunicação social e a cooperação com os vários sectores empresariais ligados à actividade turística, além dos eventos culturais, desportivos e de negócios que a cidade tem acolhido.
CONSELHO
Refira-se que o Conselho Consultivo para o Desenvolvimento do Turismo de Braga é um órgão criado pelo município com o objectivo de auscultar a fileira turística regional e nacional para implementar uma estratégia concertada entre entidades públicas e privadas para o desenvolvimento do turismo.
Além de elementos do município, integram o Conselho representantes da Assembleia Municipal; das juntas de freguesia; da InvestBraga; da TUB; da Associação Empresarial de Braga; do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte; da Arquidiocese de Braga; da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal; da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes; da Direcção Regional de Cultura do Norte; do IEFP; da Cavagri; da Universidade do Minho; da Universidade Católica de Braga; do IPCA; da Esprominho; da Profitecla; do Sporting Clube de Braga; da Fundação INATEL; da Associação de Turismo do Porto e Norte; da ATHACA; da ARHESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal; da APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo; da AHP – Associação de Hotelaria de Portugal; da Confederação do Turismo de Portugal; da ANA Aeroportos; da APDL (terminal de Leixões); da AICEP; da CIM Cávado/ Minho In; do Turismo de Portugal.
LEGENDA: Visita guiada a Braga
FOTO: PressMinho