O Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP) publicou um guia turístico onde descreve o Caminho da Geira e dos Arrieiros como sendo «mágico, dos mais peculiares e uma verdadeira viagem por diversas épocas da história».
O Guia Turístico da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés dedica um capítulo de 28 páginas – intitulado Ficha de Proposta de Programa Turístico Caminho da Geira e dos Arrieiros – ao itinerário jacobeu que liga Braga a Santiago de Compostela.
Em nota enviada, pode ler-se que segundo os autores da obra, composta por um total de 124 páginas, trata-se de um dos caminhos «mais peculiares existentes em Portugal», com uma envolvente histórico-cultural de «elevada importância» e o enquadramento do Parque Nacional da Peneda-Gerês, de «extrema relevância».
«É uma verdadeira viagem pelas diversas eras da história, com os vestígios existentes a dotarem o caminho de uma envolvência única», pode ler-se no Guia, que acrescenta «passagens por reservas naturais de inigualável valor».
GUIA
A primeira edição do Guia Turístico da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, de seis mil exemplares, datada de Março de 2021, propõe que o Caminho da Geira e dos Arrieiros seja percorrido a pé em 14 etapas. A abordagem ao percurso está dividida em 17 subcapítulos.
Um mapa e uma infografia da proposta de etapas, a ficha técnica do percurso, códigos QR para mais informação, a descrição detalhada das atrações/actividades e o que visitar ao longo do caminho são alguns dos temas abordados pelos autores do guia. Os eventuais impactos naturais e culturais, a integração da base económica e a atractividade turística são outros assuntos focados.