VILA VERDE - UCC de Vila Verde cada vez mais «próxima» das pessoas

VILA VERDE -
UCC de Vila Verde cada vez mais «próxima» das pessoas

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Vila Verde promoveu, esta sexta-feira, um encontro com os parceiros sociais do Concelho. Durante a sessão de abertura, a coordenadora da UCC de Vila Verde, Gabriela Feio, destacou a importância e o «papel de proximidade que esta unidade tem com as pessoas».

No encontro, que decorreu no auditório da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), a coordenadora apresentou e explicou o funcionamento, organigrama e distribuição das várias unidades de saúde, abordando o trabalho desenvolvido no âmbito da saúde, carteira de serviços, equipa de profissionais e o modo de aceder a estes cuidados.

Mais concretamente sobre a Unidade de Cuidados na Comunidade, Gabriela Feio apontou que esta «iniciou em 2011, através de um percurso difícil», prosseguindo, «apesar de tudo e ao longo do tempo, com muitos projectos, entradas e saídas de colegas, conseguimos, em 2017, um compromisso com a ARS Norte e o ACES».

PUBLICIDADE

Também presente na sessão, o Director Executivo do ACES Cávado II Gerês/Cabreira, Nuno Oliveira, enalteceu o «trabalho desenvolvido na comunidade por parte da UCC».

Já o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, realçou que «no que toca aos cuidados de saúde primários, o Concelho está muito bem servido» e que o trabalho prestado às populações tem sido «excelente». «Têm um papel fundamental. Esta unidade sabe agregar vontades e tem sido prioridade da autarquia fazer parte desta rede de parceiros», atirou.

COMUNICAÇÕES

Seguiram-se as comunicações por parte de alguns palestrantes ligados à temática, tendo participado, numa primeira fase, Sónia Alves, Enfermeira, que abordou a “Parentalidade activa no Concelho de Vila Verde: antes do parto e após o nascimento”; e Lourença Pereira, colega de profissão, que falou sobre “O papel dos profissionais de saúde nas escolas do Concelho de Vila Verde”.

Após o coffee-break, a Enfermeira Manuela Silva versou sobre a “Equipa de Cuidados Continuados no Concelho de Vila Verde: resposta de proximidade”, seguindo-se, por último, Gabriela Feio, com as “Parcerias da UCC com a Comunidade do Concelho de Vila Verde.