VILA VERDE

VILA VERDE -

“UCSP Terra Verde” vai passar a USF

Vila Verde tem actualmente disponível – para um universo de «aproximadamente 45 mil utentes» – quatro Unidades de Saúde Familiares, uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizado e uma Unidade de Cuidados na Comunidade, sendo que estas possuem diversos pólos espalhados pelo território. Uma das novidades para os próximos tempos prende-se com a passagem da “UCSP Terra Verde” para USF, estando para isso a ser preparada uma candidatura.

Em entrevista ao Jornal “OVilaverdense”, o director executivo do ACES Cávado II – Gerês Cabreira, Nuno Oliveira, explicou como se encontra a decorrer o processo e que diferenças existem na oferta e disponibilização de cuidados entre as diferentes unidades.

«Para se constituirem como USF, as equipas têm de preencher um conjunto de requisitos, sejam eles relativos à organização da sua actividade assistencial, a garantia de aspectos como a sua intersubstituição na ausência de profissionais e ainda a garantia de qualidade na prestação de cuidados, que são monitorizados por um conjunto de indicadores a vários níveis, desde a gestão da saúde, da doença, do acesso…São modelos que prestam melhores cuidados e de maior qualidade à população, mostrando estar mais preparados para os dias de hoje», esclareceu.

USF DE PRADO VAI PASSAR A MODELO B

Para além desta última “transformação” ao nível da resposta, nota, ainda, para a USF de Prado, que no horizonte já vê aprovada a mudança para USF Modelo B (a partir do presente mês de Janeiro).

«Prado possui cerca de 12.500 utentes que agora vão passar a beneficiar do Modelo mais avançado no que diz respeito à prestação de Cuidados de Saúde Primários», vincou Nuno Oliveira.

Mais desenvolvimentos na edição impressa de Janeiro de 2023, nas bancas.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE