VILA VERDE

VILA VERDE -

“UCSP Terra Verde” vai passar a USF

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Vila Verde tem actualmente disponível – para um universo de «aproximadamente 45 mil utentes» – quatro Unidades de Saúde Familiares, uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizado e uma Unidade de Cuidados na Comunidade, sendo que estas possuem diversos pólos espalhados pelo território. Uma das novidades para os próximos tempos prende-se com a passagem da “UCSP Terra Verde” para USF, estando para isso a ser preparada uma candidatura.

Em entrevista ao Jornal “OVilaverdense”, o director executivo do ACES Cávado II – Gerês Cabreira, Nuno Oliveira, explicou como se encontra a decorrer o processo e que diferenças existem na oferta e disponibilização de cuidados entre as diferentes unidades.

«Para se constituirem como USF, as equipas têm de preencher um conjunto de requisitos, sejam eles relativos à organização da sua actividade assistencial, a garantia de aspectos como a sua intersubstituição na ausência de profissionais e ainda a garantia de qualidade na prestação de cuidados, que são monitorizados por um conjunto de indicadores a vários níveis, desde a gestão da saúde, da doença, do acesso…São modelos que prestam melhores cuidados e de maior qualidade à população, mostrando estar mais preparados para os dias de hoje», esclareceu.

USF DE PRADO VAI PASSAR A MODELO B

Para além desta última “transformação” ao nível da resposta, nota, ainda, para a USF de Prado, que no horizonte já vê aprovada a mudança para USF Modelo B (a partir do presente mês de Janeiro).

«Prado possui cerca de 12.500 utentes que agora vão passar a beneficiar do Modelo mais avançado no que diz respeito à prestação de Cuidados de Saúde Primários», vincou Nuno Oliveira.

Mais desenvolvimentos na edição impressa de Janeiro de 2023, nas bancas.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.