A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga criou núcleos de especialidade de enfermagem, uma iniciativa estratégica destinada a potenciar o papel dos enfermeiros especialistas na transformação e melhoria contínua dos cuidados de saúde na região.
Em comunicado, a ULS refere que estes núcleos “representam uma estrutura inovadora e essencial para fortalecer a integração de cuidados, promovendo o conhecimento e a articulação entre diferentes níveis assistenciais”.
Têm como objetivo central “garantir uma resposta eficaz às necessidades de saúde, especialmente durante transições de cuidados, promovendo práticas uniformizadas baseadas na evidência e uma linguagem comum entre enfermeiros especialistas”.
Para o enfermeiro diretor da ULS de Braga, Gonçalo Alves, “estes núcleos são um marco importante para a valorização dos enfermeiros especialistas, reconhecendo e potenciando as suas competências únicas”. “Além de promoverem a uniformização de práticas, os núcleos serão catalisadores de inovação e investigação, e vêm fomentar o desenvolvimento profissional e a qualidade dos cuidados prestados”, destaca o responsável.
Os núcleos de especialidade de enfermagem abrangem diversas áreas essenciais, como a Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, Reabilitação, Saúde Infantil e Pediátrica, Saúde Mental e Psiquiátrica, Enfermagem Médico-Cirúrgica e Enfermagem Comunitária.
“Estas áreas foram cuidadosamente selecionadas para garantir uma cobertura abrangente e eficaz das necessidades de saúde da comunidade”, assegura a ULS de Braga.
A administração hospitalar assinala que os núcleos, que funcionarão de forma consultiva e colaborativa, “reúnem enfermeiros especialistas dedicados que desempenharão um papel fundamental no desenvolvimento de projetos, na implementação de melhores práticas e no apoio à tomada de decisão dentro da organização”.