EDUCAÇÃO –

EDUCAÇÃO – -

UMinho coordena projecto que junta seis universidades públicas de Portugal e Espanha

Foi lançado na Universidade do Minho (UMinho) o projecto “Universidade sem Fronteiras” (UNISF) que junta as seis universidades públicas da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal e prevê a criação de dois mestrados e dois doutoramentos conjuntos.

Pretende-se com este projecto – diz a Reitoria da UMinho –“ eliminar as barreiras administrativas e burocráticas na criação de pós-graduações conjuntas, programas de estudos inovadores, cooperativos, mais criativos e com uma componente transfronteiriça e multidisciplinar”.

O projecto UNISF será levado a cabo pelas seis universidades públicas da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal: UMinho, Universidade do Porto (UP), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Universidade da Corunha (UdC), Universidade de Santiago de Compostela (USC) e Universidade de Vigo (UVigo) –  e a Fundação Centro de Estudos Euro-Regionais (CEER).

“No momento em que as instituições europeias estão a incentivar a criação de alianças de universidades, as instituições de ensino superior da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal desenvolveram este projecto, respondendo às linhas orientadoras da formação universitária do futuro que tem como elementos cruciais a internacionalização e a multidisciplinaridade”, acrescenta a UMinho.

REUNIÃO

Na reunião de lançamento do UNISF, que decorreu na última semana, estiveram presentes Laurinda Leite, vice reitora para a Educação e Carla Martins, pró-reitora da Internacionalização, da Universidade do Minho; Maria de Lurdes Fernandes, vice-Reitora de Formação, Organização Académica e Relações Internacionais e Mónica Pissarra, diretora do serviço de Formação e Organização Académica da UP.

Marcaram ainda presença Artur Cristóvão, vice-reitor de Planeamento e Internacionalização da UTAD; Pilar de la Torre, vice-reitora de Internacionalização e Cooperação e Begoña Garcia, diretora do serviço de Relações Internacionais da UdC; María Espinar, vice-reitora de Titulações da USC; María Ruiz, vice-reitora de Responsabilidade Social, Internacionalização e Cooperação da UVigo; Valerià Carril, diretor e Antía García e Tânia Lago, técnicas, da Fundação CEER.

A UNISF foi aprovada na última convocatória do Programa Transfronteiriço Espanha-Portugal com um orçamento total de 1.492.212,45 euros, com uma subvenção do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 75%.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE