EVENTO

EVENTO -

UMinho recebe congresso sobre migração e diáspora académica brasileira

O III Congresso Internacional sobre Migração e Diáspora Acadêmica Brasileira (CIMDAB2024) realiza-se entre quinta-feira e sábado (25 a 27 de julho), na Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, no Largo do Paço, em Braga, e também em formato online.

O evento reúne mais de 110 investigadores de Portugal e do Brasil para discutir o tema “Mobilidades, Deslocamentos e Refúgio: os desafios das crises humanitárias”, através de palestras, mesas redondas e apresentações.

O programa vai explorar os desafios enfrentados por migrantes e refugiados e as contribuições das diásporas académicas para a sociedade e a ciência. Por outro lado, vai analisar temas relacionados com a Agenda 2030 e a Estratégia Institucional da Organização Internacional para as Migrações. A iniciativa pretende igualmente proporcionar o estabelecimento de relações com mais de 90 instituições de ensino superior e 30 grupos de investigação/observatórios de todo o mundo.

A organização do congresso cabe aos investigadores Victor Barros (UMinho), Duval Fernandes (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), Rosana Baeninger (Universidade Estadual de Campinas), Andrea Oltramari (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Jorge Malheiros (Universidade de Lisboa).

O diretor da Casa do Conhecimento, José Gabriel Andrade, considera que “o CIMDAB2024 desempenha um papel crucial na promoção do intercâmbio académico e da cooperação científica, discutindo questões-chave sobre a migração e o refúgio e contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento e das políticas sobre as mobilidades humanas”.

Mais detalhes e inscrições AQUI.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE