A Junta da União de Freguesias do Vade, Vila Verde, vai oferecer o material escolar a todos os alunos que frequentam a escola EB1 e anuncia ainda a disponibilidade de serviços ao nível de apoio ao estudo em determinadas disciplinas, às atividades extracurriculares e ao transporte das crianças de casa para escola.
De acordo com a autarquia liderada por Carlos Cação, «estas são novas ajudas direcionadas a aliviar o peso das despesas com os filhos em idade escolar, neste início de novo ano letivo».
A União de Freguesias do Vade justifica a iniciativa como «um investimento na educação e formação das crianças e jovens da freguesia, ao mesmo tempo que procura ajudar as famílias, que infelizmente estão cada vez mais asfixiadas financeiramente».
O presidente da Junta, Carlos Cação, sublinha que «essas dificuldades se agravam para quem vive em territórios de baixa densidade, como é o Vade, com especial incidência no que toca às acessibilidades».
Por isso, em colaboração com a Câmara Municipal, a autarquia assegura uma rede de transporte das crianças que frequentam a escola local, na maioria dos casos com recolha e entrega porta à porta. Este serviço colmata problemas que os pais enfrentam devido à incompatibilidade com os horários para se deslocarem para o trabalho.
O programa da Junta da União de Freguesias nos serviços de educação e formação inclui o apoio diário ao estudo para ajudar as crianças ao final do dia a resolverem os seus trabalhos de casa. Acresce ainda o apoio a explicações às disciplinas de português e matemática, que é prestado todos os sábados, a todos os alunos, desde o primeiro ciclo ao ensino secundário.
Em estreita colaboração com instituições locais, é desenvolvido o apoio fora do horário letivo. O caso do Centro social de Covas é um «parceiro fundamental na componente de apoio à família nas escolas, com a responsabilidade da confeção das refeições, acolhimento da manhã, prolongamento de horário e atividades nas interrupções letivas».
A Junta do Vade comparticipa ainda todas as atividades extracurriculares, como é o caso do inglês, ioga, música, educação física e psicomotricidade.
Carlos Cação sublinha que todas estas medidas vêm reforçar o investimento que a Junta tem feito no setor da ação social, apontando medidas como o apoio de 250 euros à natalidade e as bolsas de 150 euros para os alunos do Vade que frequentam o ensino superior.
ovilaverdense@gmail.com