SAÚDE

SAÚDE -

União Europeia quer certificados de vacinação operacionais já no final de Junho

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A União Europeia (UE) vai começar a testar o sistema de certificado de vacina no início de Maio, com o objectivo de colocá-lo totalmente operacional a 30 de Junho, segundo noticia esta sexta-feira a agência Bloomberg.

A legislação pode não estar completamente finalizada até Junho, o que significa que a implementação ainda poderá ser adiada. Na quinta-feira, o Parlamento Europeu apoiou os planos de certificação da vacina da Comissão Europeia, permitindo seguir para a fase de negociações com os Estados-membros sobre os detalhes do documento digital.

Os Estados-membros vão ter que desenvolver as suas próprias aplicações nacionais, tanto para utilizadores quanto para autoridades verificadoras de certificados, com base em normas técnicas definidas por especialistas dos países do bloco. Apesar das possíveis diferenças será permitido que os certificados sejam verificados em diferentes países.

PUBLICIDADE

Os certificados de vacinação têm estado em análise pela UE com os países a apontar esta como uma solução para a recuperação do turismo. Apesar do entusiamo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou, a 19 de Abril, que o certificado de vacinação contra a Covid-19, proposto pela União Europeia, não seja uma condição para a realização de viagens internacionais.

Uma recomendação para ser ouvida por todos os países do bloco, mas principalmente pelo França que a 10 de Abril decidiu avançar com os testes ao certificado de vacinação.

Em Portugal, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, referiu que os Estados-membros “mandataram a presidência portuguesa do Conselho para negociar directamente com o Parlamento Europeu esta proposta”, referindo-se ao certificado de vacina. No entanto, admitiu que a aplicação está a cargo de cada um dos países.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.