Há 17 universidades e politécnicos portugueses a destacar-se no Times Higher Education World University Rankings (THE WUR), ao alcançar o top das 2092 melhores universidades do mundo na edição de 2025. Neste ranking, estão a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
De acordo com os resultados disponibilizados, a Universidade de Coimbra volta a posicionar-se no intervalo 401-500 entre as 2092 instituições de ensino superior de todo o mundo que foram analisadas. Já em Portugal, a Universidade de Coimbra situa-se no patamar mais elevado das universidades portuguesas, a par com as Universidades de Lisboa e do Porto.
Ambiente de Investigação (Research Environment) foi o pilar onde a Universidade de Coimbra registou o melhor desempenho, alcançando a 249ª posição a nível global, o que representa uma subida de 29 posições face à última edição. Neste pilar, foram avaliadas métricas relacionadas com produtividade científica, receitas provenientes da investigação e a reputação de investigação.
Já a Universidade Nova de Lisboa posicionou-se no intervalo 501-500 e o Iscte na posição 601-800, a par com a Universidade de Aveiro, Universidade da Beira Interior e Universidade do Minho.
Também a Universidade Católica Portuguesa aparece no ranking no intervalo 801-1000, enquanto as Universidades do Algarve e dos Açores estão no intervalo 1001-1200.
A Universidade de Évora e Trás-os-Montes e Alto Douro alcançaram o intervalo1201-1500. Para fechar o ranking, os institutos politécnicos de Viana do Castelo, Porto, Setúbal e a Universidade Lusófona ocuparam o lugar 1500 do ranking.
No total, o THE World University Rankings 2025 avaliou 18 indicadores de desempenho, de cinco grandes pilares: Ensino (Teaching), Ambiente de Investigação (Research Environment), Qualidade da Investigação (Research Quality), Perspectiva internacional (International Outlook) e Indústria (Industry).