O director do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Gerês Cabreira, Nuno Oliveira, garantiu esta segunda-feira que os serviços da extensão de saúde do Vade «serão instalados no Centro de Saúde de Vila Verde, temporariamente e com todas as condições, tanto de segurança como de conforto para a prestação dos cuidados necessários».
Nuno Oliveira falava à margem de uma visita efectuada às instalações de saúde da Portela do Vade e de Vila Verde, pelo deputado do Bloco de Esquerda eleito pelo círculo de Braga, Pedro Soares.
«É verdade que as instalações não ficam na Portela e esse pode ser um constrangimento. Por isso é que as deslocações serão asseguradas pelo Município, cinco vezes por dia e distribuídas ao longo do tempo», acrescentou o director do ACeS.
Nuno Oliveira explicou ainda que «as questões administrativas, como entrega de documentos e receituário, serão tratadas no gabinete do cidadão na Portela do Vade para assim minimizar ao máximo o constrangimento que existe».
«A equipa de saúde, constituída por médicos, enfermeiros e secretários clínicos, funcionará no Centro de Saúde de Vila Verde e os horários serão os mesmos. Portanto, nada se alterará nas rotinas da unidade, a não ser as instalações», concluiu.
VISITA DE PEDRO SOARES
Pedro Soares, deputado do Bloco de Esquerda eleito pelo círculo de Braga, visitou durante o dia de hoje vários centros de saúde no distrito, entre os quais a extensão de saúde do Vade, que já motivou uma pergunta do parlamentar bloquista ao Governo.
«O caso da Portela do Vade foi o que motivou a nossa vinda», esclareceu, sublinhando que «o objectivo é fazer um diagnóstico da situação da prestação de cuidados de saúde básicos em termos do Serviço Nacional de Saúde», disse.