BRAGA

BRAGA -

Utilizadores do projecto Bicification Braga já percorreram mais de 77 mil quilómetros

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Meio milhar de bracarenses utilizadores do projecto Bicification – O Futuro em Duas Rodas já fez mais de 77 mil quilómetros desde 1 de Junho, o que representa uma poupança estimada de oito toneladas de CO2.

Até ao momento foram já entregues cerca de 5.500 euros em vouchers aos utilizadores que ao aderir ao Bicification ajudam o planeta, a melhorar a sua qualidade de vida e a ser recompensados financeiramente pelo uso regular da bicicleta.

PUBLICIDADE

Este projecto-piloto está a decorrer em três cidades europeias até 30 de Setembro e visa incentivar o uso da mobilidade suave e estudar o comportamento dos cidadãos para auxiliar os decisores políticos na implementação de medidas.

Através de um sistema GPS e da app associada é possível monitorizar as deslocações em bicicleta efectuadas, que dão origem aos incentivos financeiros. Esta monitorização é efectuada numa plataforma de dados centralizada.

A plataforma permite avaliar ao longo do tempo a evolução do uso da bicicleta e mapear as rotas preferidas dos utilizadores, possibilitando, entre outros aspectos, avaliar quais os pontos estratégicos a investir em termos de infra-estrutura na cidade.

Cada participante pode consultar o valor dos prémios em dinheiro que recolheu desde o dia 1 na app. Pode ainda ver os comércios locais envolvidos no projecto onde esses valores monetários podem ser utilizados na compra de produtos/serviços.

O projecto europeu Bicification´é financiado pelo EIT Urban Mobility, uma iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), órgão da União Europeia. Istanbul, na Turquia, e Talín, na Estónia, são as outras duas cidades que aderiram ao projecto.

Informações sobre o projecto em https://bicification-project.eu/

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.