A tradição secular da “Vaca das Cordas”, em Ponte de Lima, está de regresso esta quarta-feira, véspera de feriado, a Ponte de Lima, numa edição que vai contar com um touro de cerca de 500 quilos.
Esta iniciativa, que remonta já ao século XV, tem como um dos seus pontos altos a multidão “tourear” o animal no areal da vila, sendo que, este ano, os populares vão enfrentar um animal oriundo de Montemor-o-Velho.
O touro foi escolhido por Aníbal Varela, o organizador do evento e que há quatro décadas substituiu na função o seu avô, Alcindo Dantas, antigo jogador profissional do Sporting Clube de Braga, conhecido por “Taretas”.
Este esteve à frente da organização durante 60 anos e, actualmente, Aníbal acredita que os mais jovens vão ganhando cada vez mais o gosto esta tradição.
«Os miúdos fazem uma romaria para ver o touro. Aquilo já começa a ficar entranhado no sangue dos limianos desde pequeninos», comentou o organizador, esperando que «o animal seja bravo, porque é ele a principal atracção da festa».
O “tourear” dura cerca de duas horas e arrasta multidões para a vila de Ponte de Lima, sendo que o espírito de festa se prolonga noite dentro.
Aí, a animação da zona história é o foco de atenção dos mais novos, que se divertem ao som da música, fazendo deste momento um elemento indissociável da tradicional comemoração da “Vaca das Cordas”.