A Ercolina II, a vaca mais famosa de Itália e símbolo do protesto dos agricultores, foi levada até ao Vaticano, depois de ter aparecido no festival de música de Sanremo.
Um original protesto de agricultores italianos, que foram convidados para o Angelus no local mais sagrado da Igreja Católica, bem no centro da Praça de São Pedro.
Ali recebeu a bênção do Papa Francisco, que mostrou estar solidário com a luta da classe que se tem redobrado em protestos em toda a Europa nas últimas semanas.
Os agricultores agradeceram o gesto do Papa e deixaram um presente para ao Sumo Pontífice: um trator, um ‘símbolo da luta’ dos profissionais.
AGRICULTORES SURPRESOS
«Foi com grande surpresa que recebemos o email e a chamada da secretaria do Papa», disse o porta-voz do movimento Redenção da Agricultura, Roberto Rosati.
«Darem-nos autorização para entrar e assistir à missa na Praça de São Pedro – é um convite de uma vida. Com esta bênção podemos encontrar a força para ganhar a luta», acrescentou, garantindo que a voz dos agricultores «não vai parar» até que sejam atingidos os objetivos.
Este é o mais recente marco de um protesto original, mas sério. Antes de Vaticano ou Sanremo os agricultores estiveram no Circus Maximus ou na Piazza del Campidoglio, icónicos locais de Roma.
E com eles vai sempre Ercolina II, vaca de Cristian Belloni, que é produtor de cereais e não abdica do animal nos protestos feitos em todo o país. O objetivo é «aumentar a consciencialização» do problema, sendo que os animais «trazem paz».
«Se quiserem produzir leite e carne sintéticos, isso vai levar a que os animais deixem de existir», acrescentou.
ovilaverdense@gmail.com
Com CNN