Avança a 29 de Setembro a campanha de vacinação contra a gripe e Covid-19. As farmácias, pela primeira vez, vão administrar a vacina contra a covid, mas os utentes devem fazer marcação prévia.
É o arranque da campanha outono-inverno deste ano. A vacinação contra a gripe e a covid por idades e doenças de risco associadas será feita em simultâneo.
As farmácias passam a estar envolvidas, ao assegurarem a vacinação dos utentes com 60 ou mais anos de idade.
Já os centros de saúde terão à sua responsabilidade os utentes abaixo daquela faixa etária com comorbilidades.
Os lares e os profissionais de saúde estão abrangidos, novamente, pela campanha de vacinação, cujo início se prevê para o próximo dia 29.
Estima-se que sejam vacinados até 2,6 milhões de portugueses, um universo que passa a incluir os que têm entre 60 e 64 anos no que toca à vacina contra a gripe.
Mais de 2100 farmácias já aderiram à campanha de vacinação contra a Covid-19 e a gripe, abrangendo 92% dos concelhos no país, segundo a Associação Nacional de Farmácias, adiantando que serão elegíveis os maiores de 60 anos.
A vacinação contra a gripe e a Covid-19 deverá arrancar em 29 de setembro, no âmbito da Campanha de Vacinação Sazonal de Outono-Inverno 2023, e as farmácias vão poder administrar em simultâneo as duas vacinas.
ovilaverdense@gmail.com