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Vaga de calor fez disparar em 700% as vendas de ventoinhas

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Com o país a enfrentar uma onda de calor, que tem levado os termómetros a ultrapassarem os 40 graus em alguns distritos, a procura por equipamentos de climatização tem “disparado” verdadeiramente.

De acordo com os retalhistas, as vendas de ventoinhas subiram em mais de 700% nas últimas duas semanas, comparando com o mesmo período do ano passado, e os mesmo admitem pontuais rupturas de stock.

Esta procura por ventoinhas e ares condicionados, um mercado tipicamente sazonal, começou a aumentar em «meados de Junho, atingindo um pico no segundo fim-de-semana deste mês, em paralelo com o pico de temperaturas em Portugal», revelou uma fonte oficial da Auchan Retail Portugal.

Apesar do passado ter sido «atípico», dado que, nessa altura, Portugal não «enfrentou uma vaga de calor como a que está a atravessar este ano», a mesma fonte refere que nas últimas duas semanas, as vendas destes equipamentos de climatização registaram «um crescimento superior a 700%», face ao igual período de 2021.

Nestas lojas, as ventoinhas de pé e de mesa são os artigos mais procurados pelos clientes para enfrentar a subida das temperaturas, ainda que se tenha verificado um «crescimento considerável em ares condicionados fixos e portáteis».

MARCAS ADMITEM RUPTURAS DE STOCK

Com a “corrida” aos equipamentos de climatização, para fazer face à onda de calor que o país enfrenta, os retalhistas não têm tido mãos a medir e já admitem rupturas de stock.

«A procura elevada por estes produtos, principalmente nos últimos dias, tem provocado uma forte pressão sobre o stock disponível», afirmou uma fonte oficial da Sonae MC, dono dos supermercados Continente, acrescentando que «poderão registar-se rupturas pontuais em algumas lojas».

Do mesmo grupo, também a Worten admite que «naturalmente irão acontecer» estas rupturas, «face ao pico de calor que se está a fazer sentir».

Já a Rádio Popular sublinha que «apesar do incremento de stock», se a procura se mantiver «nos níveis actuais, podem acontecer, pontualmente, momentos de ruptura».

Esta posição posição é também partilhada pela MediaMarkt que aponta que «uma ou outra referência pode esgotar», bem como pela Auchan que diz que «é possível verificar-se alguma ruptura de stock nas ventoinhas de 1.º preço».

 

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