A Câmara de Valença lançou a nova logomarca do município com a assinatura ‘Valença, Viver Sem Fronteiras’, anunciou José Manuel Carpinteira, presidente da autarquia.
No novo logo destaca-se o património histórico, simbolizado na guarita do nosso ex-libris, a Fortaleza de Valença; a natureza e o rio Minho, simbolizados nas ondas do grafismo; a Ponte Centenária Internacional, símbolo maior das relações transfronteiriças, representada pelos losangos da estrutura metálica e pelas arcadas de pedra laterais.
Estes “elementos chave” destacam-se no logo que pretende transportar marcas como a fortaleza, a ponte centenária internacional, São Teotónio, o rio Minho, a natureza, o comércio, a gastronomia, a multiculturalidade proporcionada pelos Caminhos de Santiago, a cultura transfronteiriça e o património edificado do concelho.
José Manuel Carpinteira explica, que “partindo destes conceitos, reunimos num logotipo e concretizamos num slogan a identidade de Valença”.
“Valença é uma cidade com potencialidades únicas e com uma identidade própria cultivada pela valentia das suas gentes, pela imponência patrimonial e histórica, pela riqueza da sua cultura, costumes e tradições”, acrescenta o autarca, sublinhando que a nova marca “carrega e compila séculos de história e de memórias, mas pretende apresentar-se mais competitiva, inovadora e apelativa”.
A imagem projecta “uma história forjada com a valentia e a perseverança do povo valenciano que o município quer exaltar para apelar ao orgulho dos valencianos. É com este orgulho nas raízes valencianas que o município quer ostentar a nova logomarca”.
José Manuel Carpinteira frisa que “a concepção desta logomarca vai muito além do símbolo e do slogan que a compõem, fazendo parte da estratégia de posicionamento do município de Valença nas suas relações institucionais, na comunicação externa e na projecção turística nacional e internacional.
A nova imagem institucional de Valença será aplicada, desde já ao longo dos próximos meses em todas as formas de comunicação interna e externa do município.