ENSINO

ENSINO -

Vales para manuais escolares gratuitos disponíveis a partir de terça-feira

O calendário para solicitar os vales de forma ter acesso aos manuais escolares gratuitos já é conhecido: a partir de 2 de Agosto, terça-feira, os encarregados de educação de alunos do 1.º ciclo, do 8.º ano e do 11.º ano podem pedir os respectivos “vouchers”, através do registo na plataforma “MEGA – Manuais Escolares Gratuitos” ou na aplicação “Edu Rede Escolar”.

Em comunicado, o Ministério da Educação explicou que os vales para o ano lectivo 2022/2023, com início marcado entre 13 e 16 de Setembro, ficam disponíveis «à medida que os dados dos alunos são exportados pelas escolas para a plataforma».

Para além de dar acesso aos vales para os manuais escolares, a plataforma “MEGA” indica também quais as livrarias aderentes onde poderá ser feito o levantamento.

«Para fazerem parte do programa “MEGA”, as livrarias devem inscrever-se na mesma plataforma, na área reservada para esse efeito», refere ainda o comunicado.

O Governo recomenda que os encarregados de educação consultem a plataforma regularmente, para verificarem a disponibilidade dos “vouchers”, embora a notificação possa ser também recebida via e-mail.

De recordar que, no ano lectivo anterior, foram emitidos 6,147 milhões de vales, dos quais 5,464 milhões foram resgatados. Até à data, foram reutilizados 2,3 milhões de manuais, o que corresponde a uma percentagem de cerca de 65% dos manuais a reutilizar.

A possibilidade de acesso a manuais escolares gratuitos está disponível para estudantes que frequentem a escolaridade obrigatória (do 1.º ano ao 12.º ano) no ensino público ou em escolas privadas com contrato de associação.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE