Valões rima com tradições. É uma das localidades mais típica e genuína do concelho de Vila Verde e, esta tarde, recriou uma ‘vindimada à moda antiga’. Trajadas a rigor, por entre cantigas e danças minhotas, os homens e mulheres de Valões juntaram-se e fizeram uma demonstração muito fiel de uma vindima do tempo dos nossos avós.
As gentes do Vade são assim, unidas e com espírito comunitário muito enraizado. Na quinta de José Cação, todos se juntaram para fazer a sua parte. E com a alegria própria do povo, com cantigas, danças, piadas e camaradagem.
Na brincadeira são mestres, mas na vindima mostraram que são exímios. Da recolha das uvas para os cestos em vime, passando pelo transporte para o lagar e a tradicional pisada de uvas, nada ficou ao acaso.
Sempre com alegria e a espontaneidade das gentes minhotas. O verdadeiro pulsar do mundo rural.
A iniciativa foi dinamizada pela Associação ‘Mulheres de Valões’, com o apoio da junta de freguesia da União do Vade e da Câmara Municipal. Integra o vasto programa da Rota das Colheitas.
O momento foi documentado em vídeo e fotografia e vai integrar o espólio do futuro Museu do Vinho, na recém-construída Adega Cultural, no centro de Vila Verde.
ovilaverdense@gmail.com